VÍDEO

Bolsonaro faz discurso desesperado após crescimento de Lula na Ipec: "Temos o capeta pela frente"

Declaração em tom ameno sobre "passar a faixa" não durou um dia: em comício, presidente retorna à velha narrativa de que Lula "quer implantar o comunismo" e que há uma "luta entre o bem e o mal"

Bolsonaro faz discurso inflamado em Sorocaba.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O tom contido e cabisbaixo do presidente Jair Bolsonaro (PL) após a nova pesquisa Ipec, que apontou crescimento de Lula (PT) na corrida pela presidência e chances cada vez mais concretas do pleito ser liquidado já no primeiro turno, não durou um dia. Após dizer que vai "passar a faixa" e se "recolher" caso seja derrotado na eleição, o mandatário voltou a fazer discurso inflamado e, visivelmente desesperado, se referiu a Lula como "capeta"

Durante comício em Sorocaba (SP) na tarde desta terça-feira (13), Bolsonaro retomou a velha narrativa de que Lula quer "implantar o comunismo" no país, apelou para a retórica da "luta entre o bem e o mal", fazendo referência ainda à facada da qual foi vítima na campanha eleitoral de 2018, e ainda lançou mão de frases de efeito como a que não aceita "ideologia de gênero". 

"Eu agradeço a Deus a minha segunda vida, agradeço a missão que me deu de colocar a presidência da República. Temos o mal pela frente, o capeta pela frente, que quer impor o comunismo no Brasil. Uma pessoa que é liderança mundial em corrupção, que nada deixou de bom para nosso país. Nunca respeitou a família brasileira", disparou o presidente. 

"Tenham certeza que venceremos no primeiro turno", disse ainda, deixando claro que o discurso inflamado foi motivado por sua estagnação e crescimento de Lula na última pesquisa eleitoral. 

Pesquisa Ipec 

Nova pesquisa presidencial Ipec, divulgada nesta segunda-feira (12), aponta que o ex-presidente Lula (PT) cresceu dois pontos percentuais e está cada vez mais próximo de vencer a eleição já em primeiro turno

Segundo o levantamento, o petista, que tinha 44% das intenções de voto no último estudo do Ipec, de 5 de setembro, atingiu 46%. Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, ficou estagnado com os mesmos 31% que já tinha registrado na pesquisa anterior. 

Em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, Lula atinge 51%, mais que o suficiente para liquidar o pleito já na primeira volta.