Faltam apenas 21 dias para as eleições, entre elas a presidencial, e uma nova rodada de pesquisas nacionais deve começar a definir o cenário.
A mobilização pelo voto útil em Lula (PT) para derrotar Jair Bolsonaro (PL) já no primeiro turno das eleições, no dia 2 de outubro, ganhou força neste fim de semana nas redes, onde conta com a atuação de muitos influenciadores.
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Além de Tico Santa Cruz, eleitor de Ciro Gomes (PDT) que sinalizou voto em Lula - "Não quero participar desse erro! Vai custar muito caro!" - neste sábado (10), o ex-deputado e comentarista da GloboNews, Fernando Gabeira, declarou de forma discreta voto no petista ao tuitar o "L" na noite de sexta-feira (9).
Na tarde de sábado (10), o escrito Marcelo Rubens Paiva publicou uma foto com o apresentador Marcelo Tas, crítico de Lula, com um boné com a estrela vermelha: "Converti", diz o tuite.
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A publicação fez com que seguidores manifestassem seu voto útil. "O Marcelo sempre foi um cara super inteligente. Eu também só virei PT esse ano pra apoiar o único defensor da democracia com chances REAIS de acabar com esses tempos sombrios que vivemos na atualidade. Não adianta, dessa vez tem que ser Lula", comentou o perfil de Luís Roberto na publicação.
Janones
A mobilização nas redes ainda conta com a atuação de André Janones (Avante-MG) que lançou a campanha: "Voto útil derrota o inútil".
"O Ciro perde para o Lula inclusive no Ceará. Vamos lá Ciro, um gesto de grandeza. VOTO ÚTIL DERROTA O INÚTIL", tuitou.
O movimento já identificado pelo DataFórum tem sido destaque em outros monitoramentos das redes, em especial no Twitter.
"Sabe o que está aumentando nesta rede? Declarações de VOTO ÚTIL no LULA para liquidar a eleição presidencial no 1º turno", escreveu o analista de mídias sociais Arcelino Neto, da USP, que compartilhou um gráfico que mostra o aumento das menções no Twitter. O avanço foi percebido pela comunidade cirista, que levantou o tema "vou votar no Ciro" na rede.
Veja o calendário de pesquisas abaixo:
Segunda-feira (12): Ipec (Brasil)
A quarta rodada da série de pesquisas contratadas pela TV Globo será divulgada na segunda-feira. O Ipec entrevistará 2.512 eleitores para o estudo, registrado na Justiça Eleitoral com o código BR-01390/2022. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos.
Na semana passada, o Ipec mostrou Lula estacionado na liderança, com 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para baixo e registrou 31%. Os dados sobre os votos do Sudeste serão especialmente importante nessa pesquisa.
Quarta-feira (14): Quaest (Brasil)
A nova rodada da série Genial/Quaest terá os resultados divulgados na quarta-feira. O instituto faz entrevistas face a face com 2.000 eleitores de 16 anos ou mais no período de 10 a 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%. O estudo pode ser consultado no sistema do TSE com o código BR-03420/2022.
Na rodada anterior, divulgada na semana passada, a distância entre as intenções de voto em Lula e em Bolsonaro foi de dez pontos percentuais.
Quinta-feira (15): Datafolha (Brasil)
A quarta rodada do Datafolha após o início oficial da campanha vai entrevistar 5.926 pessoas sobre suas intenções de voto para presidente e também outras impressões sobre estas eleições. Contratado pela "Folha de S.Paulo" e TV Globo, o instituto vai às ruas entre o dia 13 e a própria quinta-feira (15). O registro no TSE é o BR-04099/2022.
Com informações do Globo