CORRIDA AO SENADO

Datafolha: Márcio França lidera corrida paulista ao Senado com 30% das intenções de votos

O astronauta Marcos Pontes não decola e está com 13% sem ameaçar a liderança do ex-governador; Neste ano há apenas uma cadeira de senador em disputa e a eleição do cargo não prevê segundo turno

Márcio França (PSB) é ex-governador de São Paulo e candidato ao Senado nas eleições de 2022.Créditos: Reprodução / Governo de São Paulo / Wikimedia Commons
Escrito en POLÍTICA el

Apoiado por Lula e Haddad (PT), Márcio França (PSB) lidera a corrida paulista ao Senado com 30% das intenções de votos segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1). Visto que nestas eleições está disponível apenas uma vaga ao Senado, é bem possível que França seja o escolhido uma vez que o segundo colocado Marcos Pontes (PL), o astronauta brasileiro, não decola, e está com 13% de intenções de votos.

França, no final das contas, se beneficiou duplamente. Por um lado a aliança com os petistas trouxe-lhe algum eleitorado mais afim ao lulismo que normalmente não tem olhos para o seu partido. Por outro lado, a divisão dos conservadores entre as figuras de Janaina Pascoal (PRTB) e Marcos Pontes deu menos munição para uma possível tentativa de virada de qualquer um deles. Não há segundo turno para a eleição do cargo.

Os demais candidatos só vieram participar e perdem para os brancos e nulos que somaram 17%, e para os indecisos que são 15% dos entrevistados. São eles Janaína Pascoal (PRTB) com 7%, Aldo Rebelo (PDT) com 4%, Antônio Carlos (PCO) e Edson Aparecido (MDB) com 3%, Vivian Mendes (UP) e Professor Tito Bellini (PCB) com 2%, além de Ricardo Mellão (Novo), Mancha Coletivo Socialista (PSTU) e Dr. Azkoul (DC) com 1% cada.

A pesquisa Datafolha entrevistou 1808 eleitores em 74 cidades paulistas entre a última terça-feira (30) e esta (1). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.