A nova pesquisa Datafolha sobre a disputa ao governo de Minas Gerais, divulgada na noite desta quinta-feira (1°), mostra que o atual governador, Romeu Zema (Novo), ampliou ainda mais a sua vantagem sobre o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).
Zema atingiu 52% das intenções de voto, contra apenas 22% de Kalil. Na sequência vem Carlos Viana (PL), com 4%, e Vanessa Portugal (PSTU), com 2%. Depois desses quatro nomes, um pelotão de candidatos aparece com 1% das intenções de voto. Os votos brancos e nulos somam 8% e os que não souberam responder correspondem a 7%.
Embora Zema, neste cenário, vença com muita facilidade no primeiro turno, o Datafolha simulou um segundo turno entre ele e o principal adversário, Alexandre Kalil, no qual o atual governante obtém 59% da preferência do eleitorado, contra 31% do candidato do PSD.
A pesquisa Datafolha desta noite ouviu 1.212 pessoas, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, em 62 municípios de Minas Gerais. A margem de erro para o levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.