ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Bolsonaro ganha mais um ponto e continua líder em rejeição

52% dos eleitores dizem não votar de jeito de nenhum no atual presidente; Rejeição de Lula está em 39% e de Ciro em 24%

Bolsonaro indignado em live de 2020.Créditos: Reprodução / Youtube
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o grande líder das taxas de rejeição da pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1) com 52% do eleitorado declarando que não vota nele de jeito nenhum. Após quatro anos de um governo desastroso, marcado sobretudo pela volta da fome em larga escala e por uma gestão da pandemia que deixou quase 700 mil mortos, ele lidera as taxas de rejeição desde as primeiras pesquisas. Na última consulta do instituto, divulgada em 18 de agosto, Bolsonaro aparecia com 51% de rejeição.

Principal líder das pesquisas em termos de intenções de votos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o segundo colocado nas taxas de rejeição. 39% disseram não votar nele de jeito maneira neste primeiro de setembro contra 37% em 18 de agosto.

O terceiro mais rejeitado é Ciro Gomes (PDT) com índice de 24% contra 25% na pesquisa anterior. Ele é seguido por Vera Lúcia (PSTU) com 15%, Felipe d’ Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB) e Léo Péricles (UP) com 14%, Soraya Thronicke (União Brasil) e Sofia Manzano (PCB) com 13%, além de Eymael (DC) com 12%.

Roberto Jefferson (PTB), que teve seu registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta quinta, apresentou índice de rejeição de 20%. Ele não deve participar das próximas pesquisas. Além dos números dos candidatos, 1% dos entrevistados afirmou não rejeitar nenhum deles, enquanto outro 1% declarou rejeitar todos. 2% não souberam responder.

A pesquisa Datafolha foi contratada tanto pela Folha de S. Paulo como pela TV Globo e ouviu 5734 eleitores em 285 cidades do Brasil entre a última terça-feira (30) e esta quinta (1). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

*Com informações da Folha de S. Paulo.