Um rapaz africano que não se identifica detonou em vídeo frase do candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT), durante debate da Band, no último domingo (28). Ciro afirmou que “o Brasil tem comida, diferente do fundão da África”.
O internauta lembra que “essa não é a primeira vez que este mesmo candidato traz falas absurdas a se referir à África”.
Te podría interesar
A seguir, ele mostra outro vídeo de Ciro, desta vez no programa Roda Viva, da TV Cultura. Nele, o candidato diz que “o Brasil tem 3% da população do mundo. Aqui morreram 11% da população do mundo. Qual é a explicação? Nós não somos um país do fundão da África, que não tem acesso à vacina, nada”.
Herança colonial
“Não há nenhuma novidade nisso”, diz o rapaz africano. “Vocês estão reproduzindo aquilo que os vossos antepassados deixaram pra vocês, que é essa herança colonial. Esse pensamento não é de hoje, surgiu desde muito tempo, desde a invasão colonial e é muito lamentável que isso aconteça hoje”, afirmou.
Te podría interesar
“Mas candidato, não vou perder meu tempo pra te dizer que a África não é um país. É um continente com mais de 50 países”, afirma. “Mas te aconselho o seguinte: eu sei que você tem muito apreço pela França, mas da próxima vez que for falar da África, não vá pra Paris não, vá para Guiné-Bissau, vá para o Senegal. Acredito que o monumento da inocência africana tem muito mais a te ensinar sobre o continente africano e a sua multidiversidade cultural, linguística e étnica. África é poder, é ciência, é tecnologia. África é riqueza, África é vida”, encerra.
Veja o vídeo: