ELEIÇÕES 2022

Mais da metade dos eleitores de Ciro Gomes podem mudar o voto, diz Ipec

A pesquisa também revela que o ex-presidente Lula lidera com 12 pontos à frente de Bolsonaro e pode vencer já no 1º turno

Mais da metade dos eleitores de Ciro Gomes podem mudar o voto, diz Ipec.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en POLÍTICA el

Foi divulgada nesta segunda-feira (16) pesquisa Ipec, encomendada pela TV Globo, e que mostra a ampla maioria do eleitorado brasileiro decidido quanto ao seu voto à presidência da República. 

De acordo com dados da pesquisa Ipec, 77% dos eleitores estão decididos sobre o voto para presidente no pleito deste ano. 

Os grupos de eleitores mais decididos são aqueles que declaram voto no ex-presidente Lula (PT) e no presidente Bolsonaro. Segundo o Ipec, 82% dos eleitores dos dois candidatos dizem que a decisão de votar é definitiva e não vai mudar até o dia da eleição. Outros 17% declararam que podem mudar e 1% não sabem ou não responderam. 

A pesquisa traz um cenário complicado para o candidato Ciro Gomes (PDT): 36% dos eleitores do pedetista afirmam que não vão trocar de candidato, porém, os 64% restantes declararam que podem votar em outro candidato à presidência da República.  

Quanto ao universo restante de candidatos, apenas 26% afirmam que o voto é definitivo, outros 70% podem mudar e 4% não sabem ou não responderam. 


Lula lidera com 12 pontos à frente de Bolsonaro e pode vencer já no 1º turno

 

Nova pesquisa presidencial do Ipec (antigo Ibope), encomendada pela TV Globo e divulgada nesta segunda-feira (15), aponta que, se as eleições fossem hoje, Lula (PT) venceria o pleito já no primeiro turno. 

O petista aparece na liderança com 44% das intenções de voto, contra 32% de Jair Bolsonaro (PL), que está em segundo lugar. Ciro Gomes (PDT) vem na sequência, com 6%, e é seguido por Simone Tebet (MDB), que tem 2%. Vera Lúcia (PSTU), por sua vez, tem 1%. Os demais candidatos não chegaram a 1%. Votos em branco e nulos representam 8%, enquanto 7% dos eleitores não sabem ou não responderam. 

Em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, Lula atinge 51,7%, o que lhe garantiria a vitória já no primeiro turno. O ex-presidente possui mais intenções de voto do que os índices de todos os outros candidatos somados. 

O levantamento contou com 2 mil entrevistas feitas em 130 municípios do país entre os dias 12 e 14 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.