ELEIÇÕES 2022

Família Bolsonaro já insinuou em blog que presidente morou em barraca de camping

Clã tenta se esquivar de denúncias de crescimento de patrimônio imobiliário desde janeiro de 2018; veja fotos aqui

A tenda Bolsonaro.Créditos: Blog da família
Escrito en POLÍTICA el

Em uma tentativa estapafúrdia de tentar desmentir a série de reportagens sobre o crescimento do patrimônio imobiliário desde que o presidente Jair Bolsonaro (PL) entrou para a vida pública, a família Bolsonaro mantém um blog. Nele, é sugerido que o presidente já tenha morado em uma barraca em Angra dos Reis enquanto construía uma casa.

A publicação, de janeiro de 2018, rebatia uma série de reportagens da Folha sobre o crescimento expressivo do patrimônio do então deputado federal e de seus filhos desde que entraram na política.

Na ocasião, no entanto, o presidente e seus três filhos que já exerciam mandatos Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro, eram donos de 13 imóveis com preço de mercado de pelo menos R$ 15 milhões, a maioria em pontos altamente valorizados do Rio de Janeiro, como Copacabana, Barra da Tijuca e Urca.

As reportagens no autoproclamado Blog Família Bolsonaro são tratadas como “piadas”.

"Com Jair Bolsonaro apresentando-se como ameaça concreta, e cada dia mais forte, ao plano de poder do PT, neste ano, intensificaram-se os ataques à sua família, com mentiras, calúnias e toda aquela baixaria que sempre os caracterizaram", diz o texto.

Tenda amarela

Na única imagem em que aparece, Bolsonaro está ao lado de uma tenda amarela em frente a um terreno ainda vazio. Ao seu lado, há uma cadeira de praia e uma mesa com panelas e alimentos. A legenda diz: "Jair Messias Bolsonaro e Dona Aparecida, ao lado da barraca em [que] moraram enquanto a obra ocorria".

Reportagem do UOL publicada nesta terça-feira (30) aponta que, desde os anos 90, quando o presidente ingressou para a política, até os dias de hoje, a família Bolsonaro negociou 107 imóveis, dos quais pelo menos 51 foram adquiridos total ou parcialmente com uso de dinheiro vivo. O valor gasto desta forma foi, segundo a reportagem, de R$ 13,5 milhões.

Bolsonaro disse não ver problemas nesse tipo de pagamento. "Qual é o problema de comprar com dinheiro vivo algum imóvel. Eu não sei o que está escrito na matéria... Qual é o problema?", afirmou, após participar de uma sabatina em Brasília.

Com informações da coluna de Monica Bergamo