SILÊNCIO

JN ignora compra de 51 imóveis em dinheiro vivo pela família Bolsonaro

Mais influente telejornal do Brasil não falou uma palavra sobre a notícia do dia e possivelmente o maior escândalo do clã político. Assunto dominou imprensa nacional e repercutiu no exterior

Créditos: TV Globo/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O Jornal Nacional, da TV Globo, considerado o mais influente telejornal do Brasil, simplesmente ignorou o novo escândalo envolvendo a família Bolsonaro que explodiu nesta terça-feira (30), revelado pelo portal Uol, sobre a compra de 51 imóveis, quase metade do patrimônio imobiliário do clã, em dinheiro vivo. A revelação foi a notícia do dia no país, dominou as manchetes de praticamente todos os veículos de comunicação, inclusive com repercussão no exterior (o jornal britânico The Guardian, a rede BBC, ambos do Reino Unido, e portais de língua espanhola da América Latina noticiaram), fazendo com que o próprio presidente se pronunciasse sobre o assunto.

A edição desta noite, apresentada por William Bonner e Renata Vasconcelos, sequer mencionou o caso, o que gerou protestos nas redes sociais, já que a informação se configura num escândalo de imensa proporção, justamente no período eleitoral, quando Bolsonaro luta para tentar um novo mandato.

O caso

Desde a década de 90, quando ingressou na política, até os dias de hoje, o presidente Jair Bolsonaro (PL), além de seus irmãos e filhos, negociaram 107 imóveis, dos quais pelo menos 51 foram comprados total ou parcialmente com uso de dinheiro vivo, segundo declaração dos próprios integrantes do clã.

Foram registrados em cartórios com o modo de pagamento "em moeda corrente nacional", expressão padronizada para repasses em espécie, R$ 13,5 milhões. Em valores corrigidos pelo IPCA, o valor equivale hoje a R$ 25,6 milhões, reporta o Uol.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar