O presidenciável Ciro Gomes (PDT) foi às redes sociais, na noite desta quarta-feira (31), para se pronunciar sobre uma declaração feita a empresários do Rio de Janeiro, à tarde, sugerindo que moradores de favelas não entendem de economia.
Após discursar na sede da Federação das Indústrias do Estado Rio de Janeiro (Firjan) sobre seu plano econômico, Ciro agradeceu ao elogio feito pelo empresário Luiz Césio Caetano, que classificou a fala do pedetista como uma "aula", afirmando que, na verdade, participou de um "comício para gente preparada". "Na verdade, é um comício, né... Um comício para gente preparada, você imagina eu explicar isso na favela, né", havia disparado o presidenciável.
Te podría interesar
O vídeo com a declaração veio à tona e teve forte repercussão negativa para o candidato nas redes sociais. Diante das críticas à fala considerada preconceituosa e elitista, o pedetista, então, resolveu se explicar. Em uma sequência de postagens, Ciro procurou se defender sem assumir o erro, dizendo que quem o critica age de "má fé".
"A pior luta da sinceridade é contra a hipocrisia. Fiz uma palestra na Firjan sobre temas extremamente técnicos - capazes de serem entendidos por poucos - e conclui com uma autocrítica por usar linguagem tão técnica. Daí a dizer que menosprezei moradores das favelas é muita ma fé", escreveu.
Ciro afirma que usou o termo "gente preparada" no "sentido técnico" e que "nunca" menospreza a "sabedoria popular". "Isso não se dá por acaso. Com medo do nosso crescimento, as máquinas do ódio do petismo e do bolsonarismo destamparam suas usinas de agressões, fake news e manipulações. Assista ao vídeo e tire suas próprias conclusões", prosseguiu.
Confira abaixo o vídeo com a declaração de Ciro sobre moradores de favelas