ELEIÇÕES 2022

Ipec-RJ: Castro lidera a corrida ao governo e abre 7 pontos de Freixo

Apesar da diferença no primeiro turno, a pesquisa aponta um maior equilíbrio entre os candidatos no segundo turno com um empate técnico

Cláudio Castro (PL), governador do Rio de Janeiro.Créditos: Antônio Cruz / Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

A pesquisa Ipec (antigo Ibope) encomendada pela TV Globo e divulgada nesta terça-feira (30) aponta o atual governador Cláudio Castro (PL) liderando a corrida pelo governo do Rio de Janeiro com 26% das intenções de votos. Seu principal oponente é Marcelo Freixo (PSB), com 19%.

Mas apesar da grande diferença no primeiro turno, as projeções para o segundo turno apontam um maior equilíbrio para os postulantes, com Castro levando 38% das intenções de votos e Freixo 35%. Dada a margem de erro, os candidatos estão tecnicamente empatados. Brancos e nulos somam 17% e os indecisos para o segundo turno totalizam 11%.

Em pesquisa anterior, do mesmo instituto, publicada no último 15 de agosto, Castro tinha 21% das intenções de votos e Freixo 17%. A diferença entre os dois subiu de 4 para 7 pontos percentuais.

Rodrigo Neves (PDT) é o terceiro colocado nas pesquisas com 6%. Ele é seguido por Cyro Garcia (PSTU) com 4%, Juliete Pantoja (UP) com 3%, Eduardo Serra (PCB) com 2%, Wilson Witzel (PMB) com 2%, Paulo Ganime (Novo) com 2% e Luiz Eugênio (PCO) com 1%.

Votos brancos e nulos caíram de 26% para 19% da última pesquisa para a atual. Em compensação os indecisos aumentaram de 15% para 16% entre os 1200 eleitores ouvidos entre os dias 27 e 29 de agosto em 37 cidades do Estado. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos e seu nível de confiança é de 95%.

Senado

O ex-atacante Romário (PL), que passou por Flamengo, Vasco e Fluminense, além de ser tetracampeão com a seleção brasileira em 1994, lidera a corrida fluminense para o Senado pelo partido do presidente Jair Bolsonaro com 30% das intenções de votos. Ele registrou um aumento de 3 pontos percentuais para a última pesquisa.

Na marcação do Baixinho estão Alessandro Molon (PSB) com 8%, Daniel Silveira (PTB) com 7% e o Cabo Daciolo (PDT) com 6%. Clarissa (União Brasil) e André Ceciliano (PT) aparecem 5% e os demais candidatos com menos de 1% das intenções de votos.

Rejeições e avaliação do governo

O atual governo de Cláudio Castro foi avaliado como ótimo ou bom por 29% dos entrevistados e como regular por 36% deles. Apenas 23% avaliam o atual governo como ruim ou péssimo e 12% não souberam responder.

em termos de rejeição aos candidatos, o campeão é o ex-governador Wilson Witzel com 44%, seguido por Marcelo Freixo com 23%. O atual governador Cláudio Castro tem 15% de rejeição. Da última pesquisa para a atual, Freixo foi o único dos três que reduziu sua taxa de rejeição.