ELEIÇÕES 2022

Ipec-RJ: Castro lidera a corrida ao governo e abre 7 pontos de Freixo

Apesar da diferença no primeiro turno, a pesquisa aponta um maior equilíbrio entre os candidatos no segundo turno com um empate técnico

Cláudio Castro (PL), governador do Rio de Janeiro.
Cláudio Castro (PL), governador do Rio de Janeiro.Créditos: Antônio Cruz / Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

A pesquisa Ipec (antigo Ibope) encomendada pela TV Globo e divulgada nesta terça-feira (30) aponta o atual governador Cláudio Castro (PL) liderando a corrida pelo governo do Rio de Janeiro com 26% das intenções de votos. Seu principal oponente é Marcelo Freixo (PSB), com 19%.

Mas apesar da grande diferença no primeiro turno, as projeções para o segundo turno apontam um maior equilíbrio para os postulantes, com Castro levando 38% das intenções de votos e Freixo 35%. Dada a margem de erro, os candidatos estão tecnicamente empatados. Brancos e nulos somam 17% e os indecisos para o segundo turno totalizam 11%.

Em pesquisa anterior, do mesmo instituto, publicada no último 15 de agosto, Castro tinha 21% das intenções de votos e Freixo 17%. A diferença entre os dois subiu de 4 para 7 pontos percentuais.

Rodrigo Neves (PDT) é o terceiro colocado nas pesquisas com 6%. Ele é seguido por Cyro Garcia (PSTU) com 4%, Juliete Pantoja (UP) com 3%, Eduardo Serra (PCB) com 2%, Wilson Witzel (PMB) com 2%, Paulo Ganime (Novo) com 2% e Luiz Eugênio (PCO) com 1%.

Votos brancos e nulos caíram de 26% para 19% da última pesquisa para a atual. Em compensação os indecisos aumentaram de 15% para 16% entre os 1200 eleitores ouvidos entre os dias 27 e 29 de agosto em 37 cidades do Estado. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos e seu nível de confiança é de 95%.

Senado

O ex-atacante Romário (PL), que passou por Flamengo, Vasco e Fluminense, além de ser tetracampeão com a seleção brasileira em 1994, lidera a corrida fluminense para o Senado pelo partido do presidente Jair Bolsonaro com 30% das intenções de votos. Ele registrou um aumento de 3 pontos percentuais para a última pesquisa.

Na marcação do Baixinho estão Alessandro Molon (PSB) com 8%, Daniel Silveira (PTB) com 7% e o Cabo Daciolo (PDT) com 6%. Clarissa (União Brasil) e André Ceciliano (PT) aparecem 5% e os demais candidatos com menos de 1% das intenções de votos.

Rejeições e avaliação do governo

O atual governo de Cláudio Castro foi avaliado como ótimo ou bom por 29% dos entrevistados e como regular por 36% deles. Apenas 23% avaliam o atual governo como ruim ou péssimo e 12% não souberam responder.

em termos de rejeição aos candidatos, o campeão é o ex-governador Wilson Witzel com 44%, seguido por Marcelo Freixo com 23%. O atual governador Cláudio Castro tem 15% de rejeição. Da última pesquisa para a atual, Freixo foi o único dos três que reduziu sua taxa de rejeição.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar