Pesquisa Ipec (antigo Ibope) sobre a disputa pelo governo de São Paulo, divulgada nesta terça-feira (30), aponta que o ex-prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), segue na liderança com ampla vantagem.
O petista, que no último estudo do instituto, de 15 de agosto, tinha 29%, subiu 3 pontos percentuais e agora aparece com 32% das intenções de voto.
O segundo lugar é do candidato de Jair Bolsonaro (PL) no estado, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). O bolsonarista registrou um crescimento ainda maior que o de Haddad (5 pontos) e aparece, na nova pesquisa, com 17% das intenções de voto. Ainda assim, ele está a 15 pontos atrás do petista.
Já o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) oscilou um ponto positivo e marca 10%. Carol Vigliar (UP), por sua vez, vem na sequência com 2%. Os demais candidatos não passaram de 1% em intenções de voto. Votos em branco e nulos somam 15%, enquanto outros 20% não sabem ou não responderam.
Segundo turno
O Ipec revela que, se as eleições fossem hoje, Haddad venceria qualquer um dos principais oponentes em um eventual segundo turno.
Em uma disputa com Tarcísio, o petista levaria a melhor com 47%, contra 31% do bolsonarista. Brancos e nulos somam 12%, enquanto 10% dos eleitores não sabem ou não responderam.
Já em um embate contra Garcia, Haddad marca 45%, contra 29% do tucano. 16% afirmam que votariam em branco ou nulo, e outros 10% não sabem ou não responderam.
A pesquisa Ipec contou com 1.504 entrevistas realizadas entre os dias 29 e 30 de agosto em 65 municípios de São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.