ELEIÇÕES 2022

Veja quem vai acompanhar o ex-presidente Lula no primeiro debate presidencial da eleição 2022

Por conta de um acordo entre as campanhas e a Bandeirantes, não haverá claque

Veja quem vai acompanhar Lula no primeiro debate presidencial da eleição 2022.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en POLÍTICA el

A partir de um acordo entre as direções das campanhas dos presidenciáveis e o canal Bandeirantes, ficou estabelecido que não haverá plateia no primeiro debate entre presidenciáveis desta eleição que acontece neste domingo (28). Cada candidato poderá levar até quatro pessoas.

O candidato Jair Bolsonaro (PL), que busca um novo mandato, vai acompanhado dos ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Fábio Faria (Comunicações). Também estarão com o presidente Fábio Wajngarten, chefe de comunicação da campanha; e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), coordenador da campanha do pai. 

Por sua vez, o ex-presidente Lula (PT) vai ao debate com sua esposa, a socióloga Rosângela Silva, que também é conhecida como Janja; o candidato à vice na chapa petista, Geraldo Alckmin; o marqueteiro Sidônio Palmeira, e o fotógrafo Ricardo Stuckert. 


Veja detalhes do primeiro confronto direto entre Lula e Bolsonaro neste domingo

 

O primeiro debate presidencial das eleições de 2022 é realizado neste domingo (28), a partir das 21h, e contará com a presença dos dois principais postulantes ao Palácio do Planalto: o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT), líder em todas as pesquisas de intenção de voto. 

A ida de Bolsonaro ao encontro, promovido por um pool de veículos formado por TV Bandeirantes, Cultura, Folha de S. Paulo e UOL, era incerta até este sábado (27). Lula, no entanto, confirmou presença e acabou jogando pressão no atual mandatário, que informou que comparecerá logo na sequência. 

Além dos dois líderes na corrida pela presidência, estarão também presentes os candidatos Ciro Gomes (PDT), Luiz Felipe d'Avila (Novo), Simone Tebet (MDB), e Soraya Thronicke (União Brasil). 

 

Como vai funcionar 

 

O debate, diferente de outras eleições, não contará com plateia. Cada candidato somente poderá levar consigo para o encontro uma pequena equipe. Lula deve comparecer com sua esposa Janja e com o candidato a vice em sua chapa, Geraldo Alckmin (PSB), enquanto Bolsonaro deve levar os filhos. 

O evento eleitoral, que será dividido em 3 blocos, terá mediação dos jornalistas Eduardo Oinegue e Adriana Araújo nos dois primeiros. No último bloco, a mediação fica por conta do jornalista Leão Serva e da jornalista Fabíola Cidral. 

Na primeira parte do programa, cada candidato responderá a perguntas feitas por jornalistas dos veículos que compõem o pool e, na sequência, serão feitas 3 perguntas diferentes e 2 candidatos responderão às mesmas questões. Ainda no primeiro bloco haverá confronto direto entre os postulantes, que escolherão tema e para quem perguntar. O primeiro a fazer pergunta a outro candidato será Bolsonaro. A ordem foi definida por sorteio. 

Já no segundo bloco, jornalistas farão perguntas e escolherão ainda outros candidatos para comentarem as respostas, com direito a réplica do candidato que deu a primeira resposta. 

No terceiro e último bloco haverá novo confronto direto entre os postulantes, uma rodada de perguntas programáticas e considerações finais. 

 

Onde assistir 

 

O debate terá início às 21h e será transmitido ao vivo pelo site e canal do YouTube do UOL e Folha de S. Paulo. Na televisão, o encontro será veiculado pela TV Bandeirantes e TV Cultura. 


 

Temas