DISCURSO DE ÓDIO

Bolsonaristas usam William Bonner em deepfake para atacar Lula e Alckmin

A deepfake é um recurso usado para inserir a imagem de uma pessoa em outra situação, usando recursos de computador para alterar voz.

William Bonner em deefake criada por bolsonaristas.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

A campanha eleitoral só começa oficialmente no dia 16 de agosto, mas a horda de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) já propaga desinformação e fake news para atacar Lula (PT), que lidera as pesquisas de intenções de votos, nas redes sociais.

Diante do desespero de Bolsonaro, que teme até mesmo ser preso caso perca as eleições, apoiadores divulgaram um vídeo com uma deepfake em que William Bonner, apresentador do Jornal Nacional, da Globo, se refere a Lula e ao candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), como "dois ladrões".

A deepfake é um recurso usado para inserir a imagem de uma pessoa em outra situação, usando recursos de computador para alterar voz - deixando parecido com o dessa pessoa - e as expressões faciais.

O vídeo propagado por bolsonaristas na rede Kwai, que agrega muitos simpatizantes da extrema-direita, cria uma narração de Bonner para o encontro entre Lula e Alckmin.

"O encontro de dois bandidos", diz a narração com voz de Bonner quando aparecem Lula e Alckmin. "Perdão, imagem errada", emenda.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar