Antes de embarcar para São Paulo após participar da posse de Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta terça-feira (16), Lula (PT) elogiou o tom do discurso do ministro, que defendeu as urnas eletrônicas e prometeu combater fake news e a disseminação do ódio, em recado direto a Jair Bolsonaro (PL), que busca incitar o golpismo entre seus apoiadores.
"O discurso do Alexandre foi a confirmação da democracia neste país. Hoje foi um ato muito forte para que não se elimine o processo eleitoral democrático", disse Lula, segundo reportagem do jornal O Globo.
Te podría interesar
Após roubar a cena no TSE, Lula deixou a corte sorridente e perguntado se está "esperançoso" com relação às pesquisas de intenções de voto que apontam sua liderança na corrida pela presidência respondeu: "Eu? A minha cara é a esperança!".
Relatos de pessoas que estiveram presentes no evento dão conta de que, enquanto Bolsonaro teria permanecido a maior parte do tempo isolado, Lula teria sido muito bem recebido pelas autoridades que estavam no local. Até mesmo o ministro da Economia, Paulo Guedes, cumprimentou o ex-presidente.
Te podría interesar
À Fórum, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), que acompanhou Lula durante a cerimônia, confirmou a receptividade positiva ao ex-presidente. "Lula foi muito bem recebido, cumprimentado. As pessoas estavam com saudades dele", disse a petista.
O ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD-AM), por exemplo, afirmou que o contraste entre as recepções a Lula e a Bolsonaro foi "constrangedor".
"Aqui na sala vip da posse do ministro Alexandre de Moraes é constrangedor o assédio ao presidente Lula em contraste com a indiferença com Bolsonaro", escreveu o parlamentar. "Bolsonaro no canto com a entourage e Lula sendo abordado e conversando com todos", prosseguiu.