REAÇÕES

"As pessoas estavam com saudades": Como foi a recepção a Lula na posse de Moraes

Segundo relatos de presentes na cerimônia, Bolsonaro ficou isolado, enquanto Lula foi bem recebido e "assediado" por autoridades

Lula na cerimônia de posse de Alexandre de Moraes como presidente do TSE.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A cerimônia de posse de Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite desta terça-feira (16), proporcionou uma cena inédita: Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), os principais candidatos à presidência da República, ficaram frente a frente pela primeira vez

Relatos de outras pessoas que estiveram presentes no evento dão conta de que, enquanto Bolsonaro teria permanecido a maior parte do tempo isolado, Lula teria sido muito bem recebido pelas autoridades que estavam no local. Até mesmo o ministro da Economia, Paulo Guedes, cumprimentou o ex-presidente. 

O ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD-AM), por exemplo, afirmou que o contraste entre as recepções a Lula e a Bolsonaro foi "constrangedor". 

"Aqui na sala vip da posse do ministro Alexandre de Moraes é constrangedor o assédio ao presidente Lula em contraste com a indiferença com Bolsonaro", escreveu o parlamentar. "Bolsonaro no canto com a entourage e Lula sendo abordado e conversando com todos", prosseguiu. 

À Fórum, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), que acompanhou Lula durante a cerimônia, confirmou a receptividade positiva ao ex-presidente. "Lula foi muito bem recebido, cumprimentado. As pessoas estavam com saudades dele", disse a petista. 

Uma foto que circula nas redes sociais reforça o relato dos parlamentares. Na imagem, é possível ver Lula, ao lado da ex-presidenta Dilma Rousseff, conversando com parte da plateia, enquanto Bolsonaro, na mesa logo à frente, observa com um olhar de aparente incômodo. 

Outro momento da cerimônia também mostra o isolamento de Bolsonaro. Em um dos trechos de seu discurso, Alexandre de Moraes enalteceu a segurança das urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro e a plateia reagiu com aplausos. O único que estava na mesa de autoridades e não aplaudiu foi, justamente, o presidente da República

Assista.