GOLPE BOLSONARISTA

STF terá cordões de isolamento durante toda a semana do 7 de Setembro

Ministros estão preocupados com possibilidade de invasão da Corte pelos bolsonaristas; outras mobilizações convocadas pela extrema direita podem levar a ataques

Integrantes da Polícia Judicial que faz a segurança do STF.Créditos: Divulgação/STF
Escrito en POLÍTICA el

Os ministros do Supremo Tribunal Federal estão preocupados com a segurança da Corte e com uma tentativa de invasão pelos bolsonaristas na semana do 7 de Setembro. Por isso, de maneira inédita na história do país, o STF deverá ser protegido por barreiras de isolamento durante toda a Semana da Pátria.

O receio é que Bolsonaro amplifique a retórica golpista do último 7 de Setembro, mas com dois agravantes: a iminência de sua derrota nas urnas e a data comemorativa do Bicentenário da Independência, para quando é esperada uma parada militar de proporções inéditas na Esplanada dos Ministérios. 

Os ministros do STF identificam uma série de eventos bolsonaristas que indicam uma escalada na radicalização, dos ataques à democracia e contra as eleições. O primeiro deles é a convocação de movimentos bolsonaristas para manifestações em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, em 31 de julho, explicitamente convocados como um “esquenta” para o 7 de Setembro. Mais duas datas preocupam: a posse de Alexandre de Moraes na presidência do TSE em 16 de agosto e o Dia do Soldado, nove dias depois, em 25 de agosto.

Há divergências entre os ministros quanto à magnitude das ameaças e às medidas que devem ser adotadas para proteger o STF, segundo a Folha de S.Paulo.

O presidente do Tribunal, Luiz Fux, tem manifestado desejo de decretar uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem). Dessa forma, as Forças Armadas seriam convocadas para atuar na defesa do prédio do STF, se necessário.

Mas há ministros que discordam da medida. Defendem que o STF seja protegido pelas equipes de segurança da corte e a Polícia Militar do DF. Para estes, decretar a GLO e convocar os militares seria como chamar a raposa para tomar conta do galinheiro, alimentando as possibilidades golpistas. 

De qualquer forma, o esquema de segurança ao redor do STF será ampliado em relação ao 7 de Setembro do ano passado, quando foram estabelecidos três cordões de isolamento no raio de até três quilômetros, com auxílio da Secretaria de Segurança Pública do DF e da PF. A área mais próxima ao STF foi isolada por grades.

Deverá haver mais cordões de isolamento e pretender-se ampliar a duração deles para toda a Semana da Pátria, quando hordas bolsonaristas estarão na capital federal.