No levantamento semanal da média das pesquisas, feito com exclusividade para a revista Fórum, o sociólogo Marcos Coimbra, diretor do Instituto Vox Populi, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece na liderança de maneira estável em todos os cenários e modalidades, tanto nas presenciais quanto nas feitas de maneira remota.
Coimbra afirmou no Fórum Café desta sexta-feira (8), que chegamos à reta final, pois o calendário eleitoral brasileiro tornou a campanha cada vez menor e pouca coisa mudou no cenário das pesquisas. “Até agora, nós não temos candidatos e, consequentemente, não temos campanha. A partir de julho e agosto começa de fato”, afirmou.
Te podría interesar
“E daí vamos ter a esperança do bolsonarismo, que é o horário eleitoral, que cada dia que passa tem menos importância. Outra entidade que tem perdido a importância são os debates que são promovidos isoladamente pelas emissoras de TV abertas ou fechadas”, disse.
Primeiro turno
Na modalidade presencial e estimulada, quando são mostrados os nomes dos candidatos, Lula aparece no primeiro turno com o total de 47% das intenções de votos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem a seguir, com 29%. Os que não sabem, nulos e brancos têm 12% e Ciro Gomes (PDT) tem 7%. Outras respostas ficaram com 5%.
Te podría interesar
Se forem levados em conta só os votos válidos do levantamento presencial e estimulado, Lula vence no primeiro turno com 53%, seguido por Bolsonaro, que soma 33%. Ciro fica com 8% enquanto outros têm 6%.
Já na modalidade em que as pesquisas foram feitas de maneira remota e estimulada, Lula vence no primeiro turno com 44% enquanto Bolsonaro fica com 34%, Ciro com 7%, não sabem, nulos e brancos têm 8% e outros 6%.
Nos válidos estimulado e remoto, Lula tem 48% - na margem de erro para vencer no primeiro turno -, Bolsonaro aparece com 37%, Ciro fica com 8% e outros com 7%.
Segundo turno
Em levantamento de segundo turno, no voto estimulado presencial, Lula tem 55% enquanto Bolsonaro fica com 33%. Não sabem, nulos e brancos têm 13%.
Se forem levados em conta apenas os votos válidos, Lula chega a 62% enquanto Bolsonaro fica com 38%.
No estimulado remoto para segundo turno, Lula fica com 51% e Bolsonaro com 37%. Não sabem, nulos e brancos têm 11%. Nos votos válidos desta modalidade, Lula tem 58% enquanto Bolsonaro fica com 42%.