A média das pesquisas elaborada pelo diretor do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, indica vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno, na modalidade estimulada e presencial, com 54%, se forem levados em conta só os votos válidos.
O relatório, lançado nesta sexta-feira (30), leva em conta a série histórica de 20021 e 2022, e é divulgado com exclusividade pela Fórum.
Te podría interesar
O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo, com 33%. Na mesma modalidade, estimulada e presencial, se forem levadas em conta a totalidade dos votos, Lula tem 47%; Bolsonaro 29%; não sabem, nulos e brancos 12%; Ciro Gomes (PDT) 7% e outros candidatos 5%.
Te podría interesar
Já no voto estimulado remoto, Lula tem 48% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro fica com 37% e Ciro Gomes tem 8%. Nos votos totais da mesma modalidade Lula tem 44%; Bolsonaro 34%, Ciro Gomes 8%, não sabem, nulos e brancos 8% e outros candidatos 6%.
Segundo turno
Já no levantamento estimulado presencial para o segundo turno, a média das pesquisas aponta vitória de Lula com 55%, enquanto Bolsonaro fica com 32% e não sabem, nulos e brancos são 13%.
Se forem levados em conta apenas os votos válidos na mesma modalidade, Lula dispara com 63% e Bolsonaro fica com 37%.
No voto estimulado remoto de segundo turno, Lula aparece com 52% e Bolsonaro fica com 37%. Não sabem, nulos e brancos são 11%. Levados em conta apenas os válidos, Lula tem 58% e Bolsonaro 42%.
Avaliação de governo
Marcos Coimbra também fez o levantamento da avaliação de governo de Bolsonaro. Na média presencial, o governo tem 47% negativo, 26% regular e 25% negativo. Na média remota, o governo ficou com 49% negativo, 19% regular e 31% positivo enquanto 1% não sabe.