Nova compilação de dados das pesquisas eleitorais feita pelo sociólogo Marcos Coimbra, do Vox Populi, mostra que Lula (PT) segue crescendo na média das pesquisas e chegou a 53% dos votos válidos nos levantamentos presenciais até o final de maio. O percentual mostra um aumento de 2 pontos em relação à média de abril.
Em contrapartida, Jair Bolsonaro (PL) caiu dois pontos e está com 31% dos votos válidos. Ciro Gomes (PDT) ganhou um ponto e está com 8%, mesmo percentual da soma dos demais candidatos, que oscilou um ponto para baixo.
Te podría interesar
Nos votos totais - com 10% de brancos, nulos e indecisos -, Lula cresceu 3 pontos e chegou a 47%. Bolsonaro manteve os 28%, Ciro foi de 6% para 7% e a soma dos demais candidatos de 8% para 7%.
Te podría interesar
Na média das pesquisas remotas, feitas pelo telefone, Lula tem 47% dos votos válidos - um ponto a mais do que em abril - e Bolsonaro mantém os 37%. Ciro e os demais candidatos oscilaram de 9% para 8%.
Nos votos totais nessa modalidade de pesquisa, Lula manteve os 42% e Bolsonaro os 33% de abril. Ciro e os demais candidatos oscilaram de 8% para 7%. Brancos, nulos e indecisos subiram de 8% para 11%.
Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, Lula soma 61% dos votos válidos contra 39% de Bolsonaro na média das pesquisas presenciais.
Nos votos totais, Lula tem 54% contra 34% do atual presidente, com 11% de brancos e nulos.
Nas pesquisas por telefone, o petista marca 58% dos votos válidos contra 42% de Bolsonaro. No total, Lula tem 51% contra 37% do atual presidente, com 12% de brancos e nulos.
Leia a pesquisa na íntegra.
Assista a entrevista de Marcos Coimbra sobre os dados do estudo no Fórum Café.