"TERCEIRA VIA"

Eleitores de Ciro, Tebet e Janones têm Lula como segunda opção de voto, diz Datafolha

Lula bate Bolsonaro como segunda opção entre os eleitores de todos os candidatos da chamada terceira via; levantamento aponta que petista pode vencer eleição já no primeiro turno

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Além de liderar a disputa pela presidência com chances de vencer a eleição já no primeiro turno, o ex-presidente Lula (PT) é a segunda opção de voto entre os eleitores de toda a chamada "terceira via". É o que aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (29). 

Segundo o levantamento, a maior parte dos eleitores de Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) consideram votar em Lula caso desistam de suas primeiras opções. 

Entre os eleitores de Ciro, 36% afirmam que Lula é a segunda opção, enquanto 17% consideram Jair Bolsonaro (PL). 33% daqueles que apoiam Tebet, por sua vez, votariam no petista caso não escolhessem a emedebista, enquanto outros 27% têm Ciro como segunda opção. Já entre os eleitores de Janones, 37% escolheriam Lula como segunda opção de voto e outros 23% iriam de Bolsonaro. 

Os eleitores de Bolsonaro, por sua vez, têm como principal segunda opção de voto Ciro Gomes (28%), enquanto Lula é considerado como uma possibilidade para 25% dessas pessoas. 

Lula pode vencer a eleição já no primeiro turno 

Nova pesquisa Datafolha para a presidência, divulgada nesta quinta-feira (28), aponta que o ex-presidente Lula (PT) mantém liderança com ampla vantagem na disputa e, se as eleições fossem hoje, venceria o pleito já no primeiro turno

O levantamento mostra que Lula tem 47% das intenções de voto, mesmo índice registrado na pesquisa anterior do instituto, do final de junho. Isso representa 52% nos votos válidos.

Já Jair Bolsonaro (PL) aparece com 29% (31,8% em votos válidos), oscilação de 1 ponto para cima com relação ao último Datafolha. A diferença entre o petista e o atual presidente é, portanto, de 18 pontos. 

Para um candidato vencer a eleição já no primeiro turno, basta somar mais que 50% dos votos válidos ou obter mais votos que a soma de todos os outros concorrentes. 

Ciro Gomes, por sua vez, registrou os mesmos 8% de intenções de voto (8,8% em votos válidos) que havia registrado em junho. O cenário segue praticamente inalterado também para os outros candidatos: Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) marcam menos de 2% cada, enquanto Felipe d'Avila, Sofia Manzano, Leonardo Péricles, Eymael, Luciano Bivar, General Santos Cruz não chegam a 1%. 

O Datafolha realizou 2.556 entrevistas presenciais, em todo o país, entre os dias 27 e 28 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.