O Instituto DataFolha divulgou neste sábado (30) outro recorte de sua mais recente pesquisa. Os entrevistados foram questionados o quanto confiam nas urnas eletrônicas, modelo elogiado no mundo todo, mas que tem sido atacado diariamente pelo presidente Bolsonaro (PL), que espalha mentiras sobre o modelo.
De acordo com o levantamento feito pelo DataFolha, 47% da população diz confiar muito na urna eletrônica e 32% declararam que confiam um pouco. Segundo o instituto, esse índice gera uma credibilidade de 79% para o sistema.
Te podría interesar
Outros 20% responderam que não confiam na urna eletrônica, e 1% não soube opinar.
Esses dados do DataFolha surgem após o presidente Bolsonaro se reunir com embaixadores e apresentar uma série de mentiras sobre as urnas eletrônicas e fazer ameaças aos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Te podría interesar
A reunião de Bolsonaro com os embaixadores foi considerada o ataque mais grave do presidente contra a democracia brasileira e contra o sistema eleitoral que o elege há décadas.
No entanto, a resposta da sociedade foi rápida e enorme, visto que a Carta pela Democracia, lançada nesta semana, já conta milhares de assinaturas. Além disso, a atitude Bolsonaro acendeu o alerta em vários países e o Departamento de Estado, em uma atitude inédita, cobrou do governo brasileiro a integridade das eleições vindouras e do sistema eleitoral do Brasil.