ELEIÇÕES 2022

Marcos Coimbra: “caminho pra vitória de Lula no primeiro turno está configurado”

Distância entre Lula e Bolsonaro no Datafolha é a mesma de Lula para Alckmin em 2006; Coimbra, no entanto, lembra que as regras eram outras, entenda aqui

Marcos Coimbra.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

A distância entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) no último Datafolha divulgado nesta quinta-feira (29), é a mesma que entre Lula e Geraldo Alckmin (PSB) neste mesmo período das eleições de 2006.

Lula tinha, em 8 de agosto de 2006, os mesmos 47% no Datafolha que tem agora. Bolsonaro hoje tem 29% e Ciro Gomes é o terceiro colocado, com 8% das intenções de voto. Há 14 anos, o Alckmin tinha 24% das intenções de voto. Na terceira colocação estava Heloísa Helena, do PSOL, com 12%.

Acesso aos meios de comunicação

No entanto, para o diretor do Instituto de Pesquisas Vox Populi, Marcos Coimbra, a situação é completamente diferente. De acordo com ele, durante entrevista ao Fórum Café nesta sexta-feira (29), as regras de acesso aos meios de comunicação na época eram outras. “Nós tínhamos uma campanha eleitoral na televisão e no rádio que era mais que o dobro de tempo e de inserções do que nós vamos ter este ano”.

Coimbra sentencia que “não há muito o que fazer. O que os candidatos tinham pra fazer já fizeram, não há mais cartas na manga. A eleição está fundamentalmente decidida”. E completa afirmando que “o caminho pra uma vitória de Lula no primeiro turno está configurado, mais do que em 2006”.

Veja o Fórum Café abaixo: