VAZA JATO

Walter Delgatti: “Eu ajudei a vida de 220 milhões de brasileiros, inclusive a do Lula”

Em entrevista exclusiva à Fórum, o “hacker de Araraquara”, afirma ter “orgulho” de ter exposto as ilegalidades da Lava Jato e que isso mudou o rumo de parte da Justiça e política brasileiras

Walter Delgatti: “Eu ajudei a vida de 220 milhões de brasileiros, inclusive a do Lula”.Créditos: Reprodução/CNN
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista exclusiva ao Fórum Onze e Meia desta quinta-feira (28), Walter Delgatti, que ficou conhecido como o “hacker de Araraquara”, relata como está a sua vida atualmente, depois que ficou conhecido a nível nacional por ter divulgado conversas privadas dos procuradores da Lava Jato com o ex-juiz Sergio Moro, em maio de 2019. Seu vazamento foi a base da série de reportagens do The Intercept Brasil conhecida como “Vaza Jato”.

Por causa de sua ação, Walter Delgatti é vítima de uma medida cautelar que o proíbe de usar a internet e, consequentemente, ele não consegue arrumar trabalho. Apesar disso, o “hacker de Araraquara” atualmente estuda direito e tem por objetivo contribuir por uma Justiça mais equânime. 

Além disso, Walter Delgatti também acredita que, após a divulgação das conversas entre os procuradores da Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro, e a maneira ilegal como conduziram uma série de processos, mas, principalmente contra o ex-presidente Lula, alterou parte do modus operandi da Justiça e também do mundo político no Brasil. 

Consequentemente, Delgatti também passou por uma transformação pessoal no modo como enxerga a política e a Justiça. 

“Eu tinha uma visão de Globo [em referência ao canal de TV], eu era manipulado em questões política e no final, o Walter acabou sendo preso como traficante. O Walter de antes parou no momento em que foi preso por tráfico. Hoje eu me sinto orgulhoso pelo que eu fiz. Hoje eu sei que as pessoas sabem que eu não era traficante, isso é um alívio pra mim”, revela Delgatti. 

Em seguida, Walter Delgatti afirma ter orgulho do que fez, pois, acredita que contribuiu para o país ao escancarar as ilegalidades cometidas pela extinta operação Lava Jato. 

“E, de certa forma, com o vazamento eu acabei ajudando a vida de 220 milhões de brasileiros, inclusive o Lula, que foi inocentado de processos que havia sido condenado... valeu a pena. E acredito que o que eu fiz vai mudar o presidente da República nesta eleição”, afirma. Questionado se faria tudo de novo, Delgatti não titubeia para responder:  "sem dúvida nenhuma".

Walter Delgatti Neto é o hacker que fez sucumbir toda a credibilidade que a Lava Jato gozava enquanto cometia um arsenal de ilegalidades. Hoje, por causa de sua ação e dos processos que sofre, ele não consegue trabalhar. Você pode contribuir com Delgatti a partir do pix: ajudeowalter@gmail.com. 

 

Confira abaixo a íntegra da entrevista: