MEMÓRIA

Rio ganha estátua de Marielle Franco esculpida pelo pai de Gregório Duvivier

O monumento será inaugurado nesta quarta e vai contar com missa em homenagem a Marielle e aula pública sobre antirracismo e memória

Rio ganha estátua de Marielle Franco esculpida pelo pai de Gregório Duvivier.Créditos: Instituto Marielle Franco
Escrito en POLÍTICA el

Assassinada em 2018, a vereadora Marielle Franco foi retratada em uma estátua de bronze feita pelo pai do comediante Gregório Duvivier, Edgar Duvivier. O monumento será inaugurado nesta quarta-feira (27), no Buraco do Lume, às 17h, na Praça Mario Lago, no Centro do Rio. 

A inauguração da estátua em homenagem à Marielle France vai contar com uma série de eventos antecedentes. às 10 horas será realizada uma Missa por Marielle na Igreja Nossa Senhora do Parto; às 17h uma aula pública intitulada "A Memória é a semente para novos futuros", e às 19h será realizado o Slam Justiça Por Marielle. 

Por meio de suas redes, a irmã de Marielle, Anielle Franco declarou que “a emoção não cabe no peito” diante da proximidade da inauguração do monumento. 

Quem mandou matar Marielle Franco?

 

A vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e o seu motorista Anderson Gomes foram executados em março de 2018, no Estácio, que fica na região central do Rio.

Após um ano de investigação, a polícia prendeu o PM reformado Ronnie Lessa e o ex-PM Élcio de Queiroz e os apontou como os autores do crime. Porém, até hoje não se sabe a mando de quem os dois homens teriam cometido o crime.

Desde então, o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes vive entre muitas perguntas e sem nenhuma resposta.

Além disso, até hoje a Polícia e o Ministério Público não conseguiram descobrir o paradeiro da arma utilizada para matar Marielle e Anderson.

De acordo com a perícia do caso, sabe-se que foi utilizada uma metralhadora MP-5 com munição UZZ-18.

As investigações também revelaram que fuzis foram jogados ao mar no dia seguinte à prisão de Lessa, em março de 2019. Porém, nenhuma arma foi encontrada.

Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz estão presos nas penitenciárias federais de Campo Grande e de Porto Velho e vão a júri popular, que ainda não tem data para ocorrer.

Por fim, cabe destacar que, apesar da prisão dos supostos executores de Marielle e Anderson, a principal pergunta segue sem resposta: quem são os mandantes?