DOM PHILLPS E GUAJAJARA ATACADOS

Bolsonaristas, duginistas e PCO unem-se em ataques a Dom Phillips e Sônia Guajajara

Ataques nas redes atingiram tanto o jornalista desaparecido como a coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB)

Dom Phillips, John Kerry e Sônia Guajajara.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Numa ação convergente, líderes e ativistas do bolsonarismo, do grupo duginista Nova Resistência e do PCO atacaram ao longo da semana nas redes sociais tanto o jornalista inglês desaparecido Dom Phillips como a coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Enquanto há uma onda nacional e internacional de solidariedade ao jornalista e de exigência de investigação sobre seu desaparecimento, ativistas das três correntes acusaram-no de “agente do imperialismo e das ONGs”. 

Quanto a Guajajara, foi atacada por ter relatado o caso ao ex-secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e solicitado um posicionamento. A “acusação” à líder indígena é a de ter dialogado com Kerry, enviado especial do governo Biden para o tema do clima, durante evento da Time em Nova York,  que reuniu as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2022, na visão da revista.

Guajajara postou em seus perfis a conversa: "Acabei de encontrar o enviado especial do Clima do governo Biden aqui no evento da Time e tive a oportunidade de falar sobre o desaparecimento de Dom e Bruno no vale do Javari, pedi a ele um posicionamento sobre essa violência no Brasil com os indígenas e nossos aliados". Veja:

 

O tuíte foi o suficiente para a fúria de bolsonaristas, duginistas, líderes do PCO e algumas pessoas de outras vertentes da esquerda abater-se sobre ela.

Veja, em primeiro lugar, os ataques a Dom Phillips:

 

 

 

 

 

 

 

E, agora os ataques a Sônia Guajajara:

 

 

 

 

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar