O fato de Geraldo Alckmin (PSB) ter firmado uma aliança com Lula (PT) para concorrer como candidato a vice-presidente na chapa liderada pelo petista deve beneficiar o candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad. Um estudo do Instituto Guimarães divulgado nesta segunda-feira (9) mostra que a imagem de Alckmin agrega mais votos ao petista do que a Márcio França (PSB), seu correligionário que, assim como Haddad, disputa o Palácio dos Bandeirantes.
A pesquisa aponta que, a cada 10 eleitores que avaliam de forma positiva Alckmin, 3 deles votam em Haddad e 2 em França, enquanto outros 2 não sabem ou não respondem. O estudo destaca que, pelo histórico, o apoio de um político agrega até 50% de sua imagem positiva a um candidato.
Te podría interesar
O PT pleiteava que França retirasse a candidatura ao governo do estado para apoiar Haddad e que concorresse ao Senado pela chapa petista. Esta possibilidade, no entanto, está cada vez mais distante, visto que ambos os pré-candidatos reafirmam que se manterão no pleito.
Pesquisas
Estudos recentes de intenção de voto mostram que Haddad lidera a disputa pelo governo paulista. A mais recente, do Paraná Pesquisas, aponta que o petista tem 29,7% no principal cenário estimulado. Já França registra 18,6%.
Outro levantamento, do Govnet/Opinião Pesquisa, de 28 de abril, indica que Haddad tem 26,3% das intenções de votos e França 13,20%. Em cenário sem o pré-candidato do PSB, o petista se isola na liderança e aparece com 35,45%.
Já o Datafolha sobre o governo de SP divulgado em 7 de abril mostrou Haddad com 29% na liderança, contra 20% de França, em segundo lugar.