PL DA BALA SOLTA

Armas e portes, munição sem marcação e mortes: Congresso vota “PL da Bala Solta”

Bandeira de Bolsonaro desde sempre, será votado PL que modifica o Estatuto do Desarmamento e libera geral

Bolsonaro usa pedestal como arma no Acre.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

Deve ser votado no Senado nesta quarta-feira (6) o Projeto de Lei (PL 3.723/2019) que ficou conhecido como “PL da Bala Solta” que modifica o Estatuto do Desarmamento. O PL prevê, entre outras coisas, a flexibilização para caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) das regras de registro, cadastro e porte de armas de fogo, além de acabar com a marcação de munições, facilitando seu desvio e dificultando a fiscalização.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou em um alerta em suas redes socias que “no Brasil de Bolsonaro, milhões de pessoas passam fome, mas o governo está preocupado em aprovar um projeto que flexibiliza o porte de armas”.

Licenças para armas cresceram 325% com Bolsonaro

A frouxidão na legislação de uso de armas de fogo, permitida e incentivada pelo presidente Jair Bolsonaro desde o início do seu governo, está ampliando as mortes e aumentando a violência no país. Nos últimos anos, por conta iniciativa do Palácio do Planalto, a quantidade de licenças para usar armas no Brasil cresceu 325%. E isso está promovendo a violência no Brasil.

“Afrouxar as leis de porte de armas não vai solucionar o problema da violência no país”, critica o senador Paulo Paim (PT-RS), que integra a Comissão de Direitos Humanos do Senado. “Especialistas afirmam que o cidadão armado corre mais risco de matar ou morrer. A resposta que precisamos dar está na educação, na geração de emprego e renda, no combate ao racismo e às desigualdades.”