ELEIÇÕES 2022

Para 75%, Bolsonaro é responsável pela inflação, diz Datafolha

A percepção é compartilhada até mesmo por eleitores de Bolsonaro

Jair Bolsonaro em conversa com apoiadores.Créditos: Reprodução/Youtube
Escrito en POLÍTICA el

De acordo com recorte da pesquisa Datafolha, tanto a realizada em setembro do ano passado quanto no levantamento mais recente, em março, 75% apontam que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) tem responsabilidade pela inflação.

O número de brasileiros que atribuem muita responsabilidade ao governo caiu um pouco. Essa parcela foi de 41% para 36%. Em contrapartida, aumentou, de 34% para 39%, a fatia que atribui um pouco de responsabilidade. Houve uma ligeira queda, de 23% para 21%, no contingente que não via nenhuma responsabilidade.

Terceira via

Segundo o levantamento, 87% dos que declaram intenção de votar em Ciro Gomes (PDT) consideram que o governo tem responsabilidade pela alta da inflação, sendo que 50% dizem que a gestão bolsonarista tem muita responsabilidade.

Já entre os que declaram intenção de votar em Sergio Moro (Podemos), 82% têm a avaliação de que o governo tem responsabilidade, sendo que 42% consideram ele tem muita responsabilidade. No caso de eleitores de André Janones (Avante), 80% dizem que o governo tem responsabilidade, e a metade avalia como um pouco.

Eleitores declarados

Mesmo quem está na base de apoio de Bolsonaro acredita que o governo tem responsabilidade pela inflação, nem que seja um pouco. Essa percepção é compartilhada até por eleitores declarados. O levantamento mostra que 75% deles acreditam que o governo tem responsabilidade pelo descontrole dos preços.

A pesquisa Datafolha foi realizada na terça (22) e na quarta-feira (23) com 2.556 eleitores em 181 cidades de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Com informações da Folha

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar