FIM DE PAPO

Marília Arraes confirma saída do PT e filiação ao Solidariedade

Deputada federal sairá do Partido dos Trabalhadores após ser preterida em disputas internas e alianças do partido, mas se lançará ao governo de Pernambuco pela nova sigla, comandada por Paulinho da Força

Marília Arraes. Créditos: Bruno Campos//Divulgação.
Escrito en POLÍTICA el

A deputada federal Marília Arraes, que está de saída do PT por ter sido preterida em disputas internas e alianças do partido com o PSB na hora de ter seu nome lançado à disputa pelo governo de Pernambuco, se filiará ao Solidariedade na sexta-feira (24) e concorrerá ao Executivo estadual pela nova legenda. A informação oficial foi postada juntamente com um vídeo no perfil da parlamentar no Twitter, que mostra cenas de Marília no exercício de seu mandato como deputada.

Marília pretendia se candidatar ao Palácio Campo das Princesas pelo Partido dos Trabalhadores na eleição deste ano, mas a composição da legenda com o PSB em Pernambuco, lançando o nome do deputado federal Danilo Cabral para o governo estadual, com uma anuência confusa e discutível dos petistas locais, travou as intenções da neta do lendário ex-governador Miguel Arraes.

Até uma reunião entre Marília e Lula foi realizada na última segunda-feira (21), na qual a deputada reafirmou sua fidelidade ao ex-presidente, insistindo para que seu nome fosse o indicado do PT para a disputa do governo pernambucano. No entanto, segundo interlocutores, a parlamentar saiu em silêncio sem receber qualquer garantia de que essa seria a escolha do partido para este ano.

O senador Humberto Costa (PT), em entrevista ao Fórum Onze e Meia, disse que não são apenas os números das pesquisas que definem quem será um candidato do Partido dos Trabalhadores, argumentando que essas escolhas dependem de composições complexas, o que exige de um pleiteante ‘um perfil de quem trabalha coletivamente’, o que, segundo ele, Marília não teria.

“No PT não é assim, eu chego com uma pesquisa e digo 'olha, vocês têm que apoiar e se não me apoiarem, eu saio'. A coisa não é assim.  Há pessoas que são muito importantes para a luta do povo, mas elas têm as suas características. Marília é uma pessoa muito importante para luta do povo: ela é carismática, ela é competente, é lutadora, ela é muito inteligente. Tem pessoas que têm um perfil assim, mas não têm o perfil de trabalhar no coletivo", falou o senador petista.

O deputado federal Túlio Gadêlha, que recentemente saiu do PDT para se filiar à Rede Sustentabilidade, que é de Pernambuco e tem apoiado as decisões de Marília Arraes, com quem mantém proximidade, disse em entrevista à Fórum que a possível candidatura dela ao governo de Pernambuco pelo Solidariedade, possui todas as credenciais e é totalmente legítima.

“A candidatura dela é legítima. Ela possui, sim, as credenciais necessárias. A força que ela possui vai além”, opinou Gadêlha.