O ex-procurador Deltan Dallagnol, pré-candidato a deputado federal pelo Podemos, usou as redes sociais nesta quinta-feira (24) para atacar o Supremo Tribunal Federal (STF) dois dias após ter sido condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a indenizar o ex-presidente Lula (PT) em razão do PowerPoint usado contra o petista.
Publicação feita por Dallagnol no Twitter dá a entender que o STF estaria "sabotando o combate à corrupção no Brasil". O procurador fez uma referência ao desenho Scooby Doo para fazer tal suposição.
Te podría interesar
Desde que foi condenado pelo STJ, o ex-procurador tem adotado uma postura de desespero nas redes sociais, com diversos vídeos e postagens contra o sistema de justiça.
Dallagnol condenado pelo STJ
Na terça-feira (24), a Quarta Turma do STJ determinou que Dallagnol deve indenizar Lula em R$ 75 mil em razão dos Power Points utilizados pelo então coordenador da Lava Jato de Curitiba para apresentar à imprensa denúncia contra o petista sobre um suposto "quadrilhão do PT", processo no qual o ex-presidente foi inocentado em 2019.
Te podría interesar
Os advogados de Lula, Cristiano Zanin e Valeska Teixeira Martins, celebraram a decisão. "O reconhecimento pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que a 'coletiva do Power Point' configura ato ilegal e é apta a impor ao ex-procurador da República Deltan Dallagnol o dever de indenizar o ex-presidente Lula é uma vitória do Estado de Direito e um incentivo para que todo e qualquer cidadão combata o abuso de poder e o uso indevido das leis para atingir fins ilegítimos (lawfare)", afirmaram em nota.
"Lula não praticou qualquer ato ilegal antes, durante ou após o exercício do cargo de Presidente da República e tem o status de inocente, conforme se verifica de 24 julgamentos favoráveis ao ex-presidente, realizado nas mais diversas instâncias. A indenização a Lula é apenas um símbolo da reparação histórica que é devida", disse ainda a defesa do ex-mandatário.
Vaquinha de Dallagnol
Na quarta-feira, o ex-procurador publicou um vídeo em que fala que recebeu diversas doações para financiar a dívida que ele tem com o ex-presidente Lula. Segundo Dallagnol, as pessoas teriam pego o CPF dele na internet.