ELEIÇÕES 2022

No Rio, Lula lidera e rejeição a Bolsonaro bate 47%, diz Quaest/Genial

No berço eleitoral de Bolsonaro e terceiro maior colégio eleitoral do país, Lula tem vantagem de oito pontos percentuais na pesquisa estimulada. Janones supera Doria.

Lula e Jair Bolsonaro.Créditos: Ricardo Stuckert / Presidência da República
Escrito en POLÍTICA el

Liderando em Sâo Paulo e Minas Gerais, os dois maiores colégios eleitorais do país, Lula (PT) também está à frente Jair Bolsonaro (PL) no Rio de Janeiro, estado que tem o terceiro maior número de eleitores e é berço eleitoral do atual presidente.

Pesquisa Quaest/Genial realizada no estado e divulgada nesta terça-feira (22) mostra Lula com 39% das intenções de votos dos eleitores fluminenses e Bolsonaro com 31%. Em um segundo cenário, mais enxuto, o petista tem 41% e o atual mandatário 32%.

No principal cenário, Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) marcam 5% cada. André Janones (Avante) supera João Doria (PSDB) em dois pontos percentuais: 3% a 1%. Simone Tebete (MDB) e Eduardo Leite (PSDB) também somam 1%. Alessandro Vieira (Cidadania) e Felipe D'Ávila (Novo).

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, Lula vence todos os adversários, superando Bolsonaro por 47% a 36% - com 15% de brancos e nulos.

Contra Moro, o ex-presidente ganha por 46% a 25% - com 26% de brancos e nulos - e contra Doria Lula vai a 49% a 14%, com 34% de brancos e nulos.

Em seu estado, Bolsonaro leva vantagem em segundo turno contra Moro (38% a 31%) e Doria (40% a 26%), quando o percentual de brancos e nulos chega a 31%.

Avaliação do governo

A pesquisa ainda revela a a alta rejeição do governo Bolsonaro: 47% de negativo, 26% de regular e 26% de positivo.

Bolsonaro só fica à frente da pesquisa no cenário espontâneo. Quando não são mostrados os nomes dos candidatos, ele é lembrado por 24% e Lula por 21%. Moro, Ciro e Janones têm 1%.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

Foram ouvidas 1.200 pessoas face a face entre os dias 15 e 18 de março. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número RJ-07593/2022.