ELEIÇÕES 2022

Castro e Freixo estão empatados tecnicamente na disputa ao governo do Rio, diz Quaest/Genial

Os dois candidatos aparecem em situação de empate técnico em todos os cenários apresentados pelo levantamento

Freixo e Castro estão empatados na disputa pelo governo do RJ.Créditos: Brasil 247
Escrito en POLÍTICA el

Divulgada nesta terça-feira (22), pesquisa Quaest/Genial mostra o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), com 21% das intenções de votos. O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) aparece com 17%. Como a margem de erro é de 2,8% pontos percentuais para mais ou para menos, Castro e Freixo estão tecnicamente empatados. 

Em terceiro lugar aparece o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) com 9%, seguido do deputado estadual André Ceciliano (PT), com 4%. Felipe Santa Cruz (PSD), ex-presidente da OAB, aparece com 3%, e o deputado federal Paulo Ganime (Novo), com 1%. 

A soma dos que dizem que votarão em branco, nulo ou não pretendem votar chega a 34% dos entrevistados. Os indecisos representam 11%.

 

Outros Cenários 

 

Em um cenário sem o nome do deputado André Ceciliano, o governador Claudio Castro tem 22%, Freixo 18%, Neves 10%, Santa Cruz 3% e Ganime 2%. Brancos, nulos ou que não pretende votar somam 35%. Indecisos 11%.

No cenário três Castro aparece com 24%, Freixo 20%, Santa Cruz 4% e Ganinme 4%; no cenário quatro, Castro aparece com 23%, Freixo com 18%, Neves 10% e Ganime 2%. 

Na simulação de segundo turno, o governador do RJ aparece com 34% e o deputado Marcelo Freixo, com 30%. 

Sem o deputado Marcelo Freixo no segundo turno, o governador do Rio de Janeiro vence todos os seus adversários. 

 

Senado 

 

A pesquisa Quaest/Genial também sondou a intenção de votos para o Senado. o senador e ex-jogador de futebol Romário (PL) lidera com 25%, seguido do ex-prefeito do RJ Marcelo Crivella (Republicanos), com 14%. 

Clarissa Garotinho (Pros) e o deputado federal Alessandro Molon (PSB) aparece empatados com 7%; o deputado Washington Reis (MDB) aparece com 6%, o deputado estadual André Ceciliano (PT)  e o deputado federal Otoni de Paula (PSC) aparecem com 4% e, por fim, o deputado federal Daniel Silveira (União Brasil), com 3%. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de março e foram realizadas 1.200 entrevistas presenciais. O nível de confiança do levantamento é de 95%.