ELEIÇÕES 2022

Com 11%, Rodrigo Neves (PDT) tem maior potencial de crescimento na disputa ao governo do Rio

Ex-prefeito de Niterói é pouco conhecido e tem o menor índice de rejeição. Pesquisa Real Time mostra Marcelo Freixo na liderança, seguido do atual governador, Claudio Castro. Neves está em terceiro.

Rodrigo Neves.Créditos: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Com 11% das intenções de votos na pesquisa Real Time, divulgada pela Record nesta terça-feira (15), o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT) apresenta o maior potencial de crescimento na disputa eleitoral no Rio e pode tirar o atual governador, Cláudio Castro (PL), do segundo turno. Marcelo Freixo (PSOL) lidera com 24% e Castro tem 23%.

No entanto, Neves é conhecido por apenas 65% do eleitorado e tem 35% das citações nas possibilidades de voto descritas na pesquisa - o maior entre os três primeiros colocados. O pedetista também tem o menor nível de rejeição, de 27%.

Freixo é conhecido por 86% do eleitorado e 22% dizem que poderiam votar no atual deputado - outros 45% dizem que não votaria.

Já Castro é conhecido por 66% dos entrevistados mesmo estando no cargo de governador há um ano e meio. A possibilidade de voto fica em 26% - 33% dizem que não votariam nele.

A pesquisa também mostrou que 30% do eleitorado fluminense dizem que votarão em branco ou em nulo - percentual que deve diminuir com a proximidade do pleito.

Freixo lidera a pesquisa estimulada um ponto à frente de Castro. Na pesquisa espontânea — ou seja, de forma livre, sem opções citadas aos entrevistados — 58% disseram que não sabem em quem votaria para governador ou não responderam. Outros 23% votariam nulo, enquanto 5% disseram Marcelo Freixo e 4% Cláudio Castro.