ARGENTINA

Lula a Cristina Kirchner: “sabemos o quanto essa prática pode causar danos à democracia”

Vice-presidente da Argentina foi condenada a seis anos de prisão; ela nega todas as acusações e afirma que, assim como Lula, é vítima de lawfare

Lula e Janja com Cristina Kirchner na Argentina.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou através de suas redes sociais mensagem de solidariedade à vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Ela foi condenada a seis anos de prisão nesta terça-feira (6).

“Minha solidariedade à vice-presidente da Argentina Cristina Kirchner”, escreveu Lula. “Vi sua manifestação de que é vítima de lawfare e sabemos bem aqui no Brasil o quanto essa prática pode causar danos à democracia. Torço por uma justiça imparcial e independente para todos e pelo povo da Argentina”, encerrou.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

Associação criminosa

A Justiça da Argentina condenou a vice-presidenta do país, Cristina Kirchner, a 6 anos de prisão. A sentença foi proferida no final da tarde desta terça-feira (6). Cristina, que presidiu o país de 2007 a 2015, é acusada de supostamente chefiar uma associação criminosa que teria desviado dinheiro público durante seu mandato e também na gestão de Néstor Kirchner (de 20017 a 2015).

Cristina nega todas as acusações e afirma que é vítima de lawfare, tal como aconteceu com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Brasil. A líder argentina classificou a perseguição que vem sendo alvo como "Partido Judicial" e comparou a situação ao que ocorreu com petista aqui no Brasil e com Rafael Correa, no Equador, em entrevista a Monica Bergamo, na edição desta segunda-feira (5) da Folha de S.Paulo.