NOVO GOVERNO

Paulo Pimenta cresce na bolsa de apostas para ser ministro das Comunicações

Parlamentar conta com o apoio do PT gaúcho e do campo progressista na internet

Paulo Pimenta e Lula em encontro na última semana.Créditos: PT / Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Paulo Pimenta, presidente do PT do Rio Grande do Sul, é nome praticamente certo para o Ministério das Comunicações no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Jornalista, Pimenta é um dos defensores da modernização radical da comunicação governamental, com ênfase no uso intensivo das mídias digitais e redes sociais.

O parlamentar tem apoio do campo progressista na internet e de largas fatias do PT para tornar-se ministro. Além disso, Lula tem o deputado como um dos seus braços direitos e o considera um aliado fundamental nos momentos mais difíceis nos últimos anos. 

Pimenta e o ex-deputado Wadih Damous foram os dois líderes do combate à Lava Jato no Congresso Nacional e, durante a prisão de Lula, tiveram papel decisivo.

Em 8 de julho de 2018, Paulo Pimenta, Wadih Damous e Paulo Teixeira ingressaram com um habeas corpus em favor de Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que chegou a ser concedido pelo desembargador federal Rogério Favreto, suspendendo a execução provisória da pena de Lula até que a condenação em segundo grau contra o ex-presidente transitasse em julgado. A decisão foi cassada de maneira ilegal pelas instâncias superiores e Lula só deixou a prisão em 8 de novembro de 2019. 

Em maio último, Favreto concedeu uma entrevista à Fórum TV relatando, pela primeira vez, os bastidores do episódio. Assista: