NOVO GOVERNO

Tebet assumirá algum ministério? Confira como foi a nova conversa com Lula

Lula e Simone Tebet conversaram em Brasília sobre a participação da senadora no novo governo, depois viajaram no mesmo voo rumo a São Paulo

Créditos: Divulgação/Campanha
Escrito en POLÍTICA el

Antes de retornar de Brasília para São Paulo, onde reside, conversando com a senadora Simone Tebet (MDB) durante o voo, o presidente eleito Lula (PT) já havia se reunido com ela em Brasília (DF) na manhã deste sábado (24). A pauta são as negociações sobre a participação da emedebista no governo e ocorrem após conversa de Lula com Marina Silva (Rede), que recursou o convite para assumir a nova pasta de Autoridade Climática.

Acompanhado do futuro ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, Lula primeiro propôs que Tebet assumisse o Ministério do Meio Ambiente (MMA), mas apresentou também a possiblidade da liderança do MDB comandar a pasta das Cidades.. Entretanto, ela já havia declarado que só aceitaria o desafio do MMA com a condição de Marina exercer o comando do ministério ligado ao tema do aquecimento global. 

Autoridade Climática e Meio Ambiente

Em uma longa conversa realizada também na manhã deste sábado (24) com Marina Silva, após a reunião com Tebet, o presidente eleito propôs que a ambientalista fosse ministra da Autoridade Climática. A ex-senadora, entretanto, avalia que a pasta deve ser uma autarquia ligada ao Ministério do Meio Ambiente e recusou o convite. “Tive uma boa conversa com o Lula sobre os rumos da política socioambiental do país. Esclareço que no encontro não tratamos sobre convite para assumir a autoridade climática, que defendo ser um cargo técnico vinculado ao Ministério do Meio Ambiente”, escreveu Marina em sua conta no Twitter. Marina teria então sido convidada a assumir o Ministério do Meio Ambiente.

Nas conversa com Lula feita no início da manhã, Simone Tebet afirmou que nunca havia reivindicado o Ministério do Desenvolvimento Social, área que coordenou na transição, segundo fontes do MDB relataram a reportagem de O Globo. A senadora teria dito, ainda, que chegou a pensar no Ministério da Educação, mas considerou que havia nomes bastante qualificados na área sendo pensados durante a transição, o que a teria feito desistir antes mesmo de pautar com o presidente eleito.

Defesa da democracia

Durante a conversa, a senadora do MDB fez questão de dizer que não precisa participar do governo e que não quer ser obstáculo a qualquer entendimento político. Tebet afirma que seu apoio na campanha eleitoral foi uma decisão tomada em defesa da democracia. De acordo com a reportagem d'O Globo, fontes do PT teriam informado que pode ser oferecido o Ministério do Planejamento a Simone Tebet, embora suas posições liberais pudessem resultar em pouco entrosamento com o Ministério da Fazenda, que será comandado por Fernando Haddad. 

Após as conversas com Tebet e Marina pela manhã, Lula viajou acompanhado da senadora do MDB para São Paulo, mas não trataram sobre ministérios durante o voo, apenas conversaram sobre o Brasil de maneira mais ampla. Sem definição ainda sobre a participação da candidata à presidência da República pelo MDB em 2022 no seu terceiro governo, Lula ficou de entrar novamente em contato com Simone Tebet na segunda-feira (26).