NOVO GOVERNO

Luiz Marinho aceita convite de Lula para comandar Ministério do Trabalho

Ex-presidente da CUT já comandou a pasta durante o primeiro governo Lula; sua indicação abre espaço para Lula cumprir acordo com partido aliado

Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Luiz Marinho (PT) assumirá mais uma vez o Ministério do Trabalho. À frente da pasta durante o primeiro governo Lula, entre 2005 e 2007, o ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e ex-prefeito de São Bernardo do Campo (SP) aceitou nesta quarta (14) convite feito pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para comandar novamente o órgão. A informação foi confirmada por liderança sindical próxima ao petista.

Primeiro governo Lula

Quando ministro, Marinho comandou uma negociação histórica com representantes de todas as centrais sindicais para definir o valor do salário mínimo a partir de abril de 2006. Após articulação que envolveu os ministérios do Trabalho e Emprego, da Fazenda, do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Previdência Social, garantiu 13% de aumento real, já descontada a inflação do período.

Além de ter conduzido o Ministério do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho foi ministro também da Previdência Social, no segundo governo Lula, de 2007 a 2008, tendo sido eleito em seguida prefeito de São Bernardo, cidade com forte tradição sindical. Sua indicação atende uma demanda de centrais sindicais como a própria CUT, mas também União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Força Sindical, pelo menos.

Acordo

Deputado federal eleito pelo estado de São Paulo com mais de 150 mil votos, a indicação do ex-prefeito contribui também para que Lula cumpra compromisso assumido com o PCdoB de garantir que o primeiro suplente da chapa da Federação Brasil da Esperança, Orlando Silva (PCdoB-SP), assuma o mandato na Câmara dos Deputados. 

Marinho tem 63 anos, foi prefeito de São Bernardo entre 2009 e 2016, foi também candidato a governador de São Paulo, tendo ficado em quarto lugar, com 12,66% dos votos válidos.