Presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, venceu a queda de braço com Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e será o principal articulador político do governo do ex-ministro de Bolsonaro, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), em São Paulo.
Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar
Te podría interesar
Kassab, que apoiou Tarcísio em São Paulo, mas deixou em aberto sua posição na disputa presidencial - após uma série de interlocuções com Lula (PT) - disputava espaço com o clã Bolsonaro, que busca emplacar o maior número de aliados que deixaram a esfera federal no governo paulista.
Ao lado do deputado estadual Gil Diniz (PL-SP), conhecido como “Carteiro Reaça”, um dos mais agressivos e ultrarreacionários parlamentares bolsonaristas de São Paulo, Eduardo se reuniu com Tarcísio na segunda-feira (21) para cobrar espaço de aliados no governo, entre eles o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ex-secretário de Cultura, Mário Frias.
Te podría interesar
No entanto, Kassab costurou nos bastidores e será anunciado como secretário de Governo, cargo que é responsável por avalizar todas as indicações para as demais pastas.
A nomeação deve abrir um racha ainda maior no futuro governo, que já enfrentava a insatisfação de bolsonaristas radicais em relação à proximidade de Kassab.
O presidente do PSD, no entanto, usou como álibi sua experiência administrativa em São Paulo, como prefeito da capital entre 2006 e 2013, além do capital político que tem no estado - fundamental para a governabilidade de Tarcísio, que é carioca e viveu em Brasília até se candidatar ao governo paulista a mando de Bolsonaro.