GOVERNO DE SÃO PAULO

Kassab vence queda de braço com Eduardo Bolsonaro e será o "02" do governo de Tarcísio em SP

Presidente nacional do PSD, Kassab costurou acordo e será anunciado secretário de governo de Tarcísio, contrariando o clã Bolsonaro e seus apoiadores radicais.

Eduardo Bolsonaro, Gilberto Kassab e Tarcísio de Freitas.Créditos: Facebook / Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, venceu a queda de braço com Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e será o principal articulador político do governo do ex-ministro de Bolsonaro, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), em São Paulo.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

Kassab, que apoiou Tarcísio em São Paulo, mas deixou em aberto sua posição na disputa presidencial - após uma série de interlocuções com Lula (PT) -  disputava espaço com o clã Bolsonaro, que busca emplacar o maior número de aliados que deixaram a esfera federal no governo paulista.

Ao lado do deputado estadual Gil Diniz (PL-SP), conhecido como “Carteiro Reaça”, um dos mais agressivos e ultrarreacionários parlamentares bolsonaristas de São Paulo, Eduardo se reuniu com Tarcísio na segunda-feira (21) para cobrar espaço de aliados no governo, entre eles o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ex-secretário de Cultura, Mário Frias.

No entanto, Kassab costurou nos bastidores e será anunciado como secretário de Governo, cargo que é responsável por avalizar todas as indicações para as demais pastas.

A nomeação deve abrir um racha ainda maior no futuro governo, que já enfrentava a insatisfação de bolsonaristas radicais em relação à proximidade de Kassab.

O presidente do PSD, no entanto, usou como álibi sua experiência administrativa em São Paulo, como prefeito da capital entre 2006 e 2013, além do capital político que tem no estado - fundamental para a governabilidade de Tarcísio, que é carioca e viveu em Brasília até se candidatar ao governo paulista a mando de Bolsonaro.