O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), informou que telefonou para o presidente eleito Lula (PT) nesta terça-feira (1) e o parabenizou pela vitória nas eleições.
Reeleito em primeiro turno, Castro é do partido de Jair Bolsonaro e considerado bolsonarista, tendo atuado na campanha do mandatário e servindo de cabo eleitoral para o presidente derrotado no Rio de Janeiro.
Te podría interesar
No telefonema, o governador disse a Lula estar "disposto" a dialogar para tratar de temas de interesse ao seu estado, sobretudo na questão econômica. Ambos já deixaram pré-agendado um encontro presencial, com data ainda a ser definida. Ao jornalista Edimilson Ávila, do portal G1, Castro classificou a conversa com o presidente eleito como "rápida e amistosa".
O gesto do governador impõe ainda mais isolamento a Jair Bolsonaro diante do fato de que o atual mandatário resiste em reconhecer sua derrota e vê aliados, entre eles o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, abrirem canais de diálogo com a equipe de Lula para o processo de transição de governo.
Em curto pronunciamento na tarde desta terça-feira (1), Bolsonaro não reconheceu a derrota e sequer citou o presidente eleito Lula. Coube ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, anunciar o início do processo de transição.