Apesar de Jair Bolsonaro (PL), passadas mais de 24 horas desde a proclamação de Lula (PT) como vencedor da eleição presidencial, ainda não ter se pronunciado, o processo de transição de governo já está sendo articulado - sem, por enquanto, a participação do atual presidente.
Na tarde desta segunda-feira (31), a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, telefonou para Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil de Bolsonaro, para falar sobre a transição.
Te podría interesar
Segundo fonte que integra a equipe de Lula ouvida pela Fórum, a conversa entre Gleisi e Nogueira foi "cordial" e o ministro se colocou à disposição para colaborar no processo de mudança de governo, mas salientou que ele ainda aguarda uma indicação de Bolsonaro no sentido de formar um comitê de transição.
"Na nossa avaliação, é importante [a conversa com Ciro Nogueira] porque foi o primeiro contato oficial feito com o governo", disse interlocutor petista à Fórum.
Mourão e Alckmin
Mais cedo, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) reconheceu a vitória de Lula (PT) nas eleições à presidência através de mensagem eletrônica de texto enviada a Geraldo Alckmin (PSB), eleito vice-presidente pela chapa petista.
Na mensagem, Mourão se à disposição para ajudar no processo de transição de governo e ainda fez um convite para que Alckmin e sua esposa conheçam o Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência em Brasília (DF).