Os institutos de pesquisa foram os grandes derrotados deste primeiro turno das eleições. Praticamente todos erraram, sobretudo na votação do presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi muito maior do que o previsto.
Mesmo assim, a jornada recomeça neste segundo turno e, nesta quarta-feira (5), a partir das 18h, o Ipec, formado por ex-funcionários do Ibope, divulga seu levantamento.
Te podría interesar
A pesquisa sobre o segundo turno, que acontece em 30 de outubro entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Bolsonaro, será divulgada pelo G1 e GloboNews e, logo a seguir, na Rede Globo.
No primeiro turno, no último domingo (2), Lula teve 48,43% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro teve 43,20%.
Te podría interesar
Mais precisas no segundo turno
Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil do governo de Bolsonaro, pediu que os eleitores do presidente se recusem a responder os institutos de pesquisa no segundo turno das eleições.
Por outro lado, o ex-diretor do Datafolha e comentarista da GloboNews, Mauro Paulino, apesar de fazer críticas aos institutos e dizer que eles deveriam “rever suas metodologias”, alertou que as pesquisas de segundo turno são historicamente mais precisas, com maior chance de acerto no resultado das urnas.
As entrevistas começaram ainda na segunda (3), e continuarão até a própria quarta-feira. Serão ouvidas 2 mil pessoas em todos os estados do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo.
O levantamento foi registrado no TSE com o número BR-02736/2022.