MADONNA

Os muito chatos que me perdoem, mas a Madonna é fundamental

Investimentos públicos na estrutura são irrisórios diante do grande impacto econômico que o show trará à cidade

Madonna.Créditos: Reprodução/Vídeo
Escrito en OPINIÃO el

Os muito chatos de plantão que me perdoem, mas a Madonna é fundamental. Nenhum artista do planeta consegue permanecer, assim como ela, em evidência durante 42 anos, impunemente. Tem que ter, além de muito talento, aplicação, disciplina, perseverança, método e mais uma série de atributos. Entre eles, desafiar o tempo e conseguir permanecer linda, atlética e disposta a ponto de fazer um show de três horas cantando e dançando muito.

O ponto principal a ser abordado aqui, no entanto, é outro. Os mesmos que costumam berrar contra todo e qualquer megaevento voltaram a chiar. Desta vez de maneira bem menos estrondosa – pelo menos por enquanto – com os gastos públicos com o show da Madonna, no próximo sábado (4), em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Foi anunciado que a prefeitura do Rio vai gastar R$ 10 milhões com a estrutura do evento. O governo do estado outros R$ 10 milhões. A estimativa é que o show custe em torno de R$ 100 milhões. O restante, como todos sabem, será bancado pelo banco Itaú, o principal patrocinador do evento.

A expectativa mais baixa de arrecadação da cidade (e do estado também) com a vinda de Madonna ficou em torno de R$ 300 milhões. É raro que um negócio lícito – e é justamente este o caso – renda tanto lucro em tão pouco tempo.

As secretarias de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE) e de Turismo (SMTUR) anunciaram, por exemplo, que só com a arrecadação extra do Imposto Sobre Serviço (ISS) do mês de maio, o investimento já será recuperado. O setor hoteleiro em alguns bairros da cidade, como Copacabana, por exemplo, chegará a 100%.

Além disso, as buscas por locações no Airbnb aumentaram em mais de 1000%, sobretudo entre as pessoas na faixa dos 30 a 39 anos, durante os dias 25 — quando o show foi oficialmente anunciado — e 27 de março.

A Azul anunciou cerca de 170 voos extras para o Rio no período do show, com ocupação de 86%. Os assentos nos voos de retorno, um dia depois do show, segundo a companhia, já estão 92% preenchidos.

O Rio de Janeiro, segundo a plataforma internacional de reservas Booking, se tornou o destino brasileiro mais procurado por viajantes globais no próximo final de semana.

Há outras tantas formas de retorno que, ou não são imediatas, ou não se tem como mensurar mesmo. A principal delas é o retorno institucional que a cidade tem com um evento desses. A notícia se espalha pelo mundo inteiro, acentuando ainda mais a fama da cidade como um dos grandes destinos turísticos do planeta.

No mais, o show será transmitido de forma gratuita pela TV Globo, Multishow e Globoplay. A plataforma de streaming vai liberar a transmissão a todos os usuários que logarem na conta, sem necessidade de pagar pelo serviço. Isto significa mais recursos circulando em patrocínio, empregos gerados, técnicos, jornalistas e muitos mais.

Na economia informal, ou seja, camelôs vendendo souvenirs, bebidas e lanches e toda a sorte de mercadorias, o impacto também é quase impossível de ser medido.

Posto isto, não seja por seu talento imenso, que seja bem-vinda a Madonna por todos os negócios que vai gerar por aqui. E aos felizes e bem-humorados, espero que tenham um excelente show. O que tudo indica que será mesmo, como sempre.