VERMELHO PT

A jaqueta vermelha de Paulo Pimenta e cenas patéticas na GloboNews

O problema não é o Rio Grande do Sul embaixo d'água, mas sim as cores da vestimenta do ministro do governo Lula

A jaqueta vermelha de Paulo Pimenta e cenas patéticas na GloboNews.Créditos: Reprodução redes sociais
Escrito en OPINIÃO el

Durante a edição desta quinta-feira (16) do programa Edição das 18h, na GloboNews, as jornalistas Daniela Lima e Ana Flor gastaram um bloco inteiro para "analisar" a cor da jaqueta que o ministro Paulo Pimenta utilizou na cerimônia de quarta-feira (15), em São Leopoldo (RS), onde o presidente Lula assinou decreto que criou a secretaria de apoio à reconstrução do RS.

Informações de bastidores obtidas pelas jornalistas, junto de caciques do PSDB, davam conta de que Paulo Pimenta politizou o evento ao usar uma jaqueta vermelha, pois tal cor é a mesma do Partido dos Trabalhadores.

"Em política, gente, a imagem fala muito, eu chamo a sua atenção para o casaco de Paulo Pimenta. Poderia ter usado um tom neutro, um tom que remetesse à Defesa Civil, como faz o governador Eduardo Leite, que está com uma cara de poucos amigos e em nenhum momento aplaude [...] estava lá (Paulo Pimenta) com a partidária, com a cor do PT e é criticado por isso", eis a introdução da jornalista Daniela Lima para chamar um bastidor de que os tucanos não gostaram da cena.

Mas veja, ao invés de apenas trazer o incômodo do PSDB, adversário histórico do PT, Daniela Lima construiu uma cena de aversão à jaqueta vermelha PT de Paulo Pimenta. Antes de qualquer apuração jornalística, o ministro foi construído como um inimigo ou uma pessoa equivocada por ter utilizado uma jaqueta... vermelha.

Em seguida, Daniela Lima reforça a "tese" de que Eduardo Leite estava pra lá de incomodado com a jaqueta vermelha de Paulo Pimenta - e não porque o estado governado por ele está embaixo d'água num evento climático inédito na história do Brasil - o problema real do governador gaúcho é, segundo Daniela Lima, a jaqueta vermelha do ministro do governo Lula.

Posteriormente, Daniela Lima segue com a sua pauta sobre a jaqueta vermelha de Paulo Pimenta e revela que conversou com tucanos, que consideraram o evento um "comício" e que pretendem ir à Justiça, à revelia de Eduardo Leite, questionar a criação da secretaria de apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul.

Notem bem: a pauta do quadro poderia ter sido apenas o incômodo do PSDB com a criação da secretaria e da nomeação de Paulo Pimenta, isso é do jogo político. Mas, ao fazer uma introdução imensa sobre a cor vermelha da jaqueta de Paulo Pimenta e que ela remete à cor do PT, a jornalista cria uma batalha entre as inundações do Rio Grande do Sul: caciques tucanos e a jaqueta vermelha de Pimenta.

A abertura que a jornalista Daniela Lima faz para a sua pauta tem claro objetivo de manipular a opinião pública, mas em que sentido? 1) de que sim, a jaqueta vermelha foi um dress code errado de Pimenta, 2) e que isso justifica o fato de o PSDB ameaçar ir à Justiça questionar a criação da superintendência para ajudar o governo do RS a reconstruir o estado que está embaixo d'água.

Vejam o nível da sandice argumentativa: cria-se uma justificativa - a jaqueta vermelha - para que o partido do governador, o PSDB, vá à Justiça questionar o fato de que o governo federal está completamente empenhado em trabalhar junto com o governador Eduardo Leite para reconstruir o Rio Grande do Sul. Este argumento de Daniela Lima foi pensado milimetricamente para ir ao ar e dar embasamento à cizânia tucana.

Mas a patética cena não fica por aí, ao convidar a colega de trabalho, a jornalista Ana Flor, para comentar o quiproquó da jaqueta vermelha de Paulo Pimenta, a analista arremata: "Vejam a Maria do Rosário, que é pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre, que está de cor neutra". Ufa, salvem a Maria do Rosário!

O que mais choca nesta cena exibida na Globonews é que estas mesmas jornalistas, desde o início da tragédia climática do RS, clamaram pela não politização do evento, mas, ao fim ao cabo, é a própria GloboNews que corre para politizar e para isso se joga em cima da jaqueta vermelha de Paulo Pimenta e arremata: "cor do PT", logo, partidarização da solenidade.

Então vamos combinar: ninguém mais usa vermelho e assim nada será politizado. Não há nada mais patético e risível do que isso.

Confira no vídeo abaixo a análise feita por Daniela Lima sobre a jaqueta vermelha de Paulo Pimenta: