MOUZAR BENEDITO

O que o PT tem com a Mercearia São Pedro, fechada por causa de briga de herdeiros

Mouzar Benedito relembra relação do Partido dos Trabalhadores com o bar histórico da Vila Madalena, em São Paulo, que acaba de fechar as portas

Mercearia São Pedro e o PT.Créditos: Reprodução/Lula Marques
Escrito en OPINIÃO el

Quando o PT foi fundado, o primeiro núcleo da região foi criado na república em que eu morava, na rua João do Rio. Na sede Nacional do PT, escritório do Greenhalgh, me informaram um pouco depois que abriram outro núcleo, na Vila Madalena.

Sugeriram que a gente unisse os dois. Esse núcleo se reunia sábado de manhã... Uns três amigos e eu fomos lá, para ver essa possibilidade. Era justamente ao lado da Mercearia São Pedro. Ou melhor, era parte da Mercearia. 

Quem conheceu depois viu que a Mercearia que acaba de fechar tinha duas portas largas. Na época, era uma porta só, a da direita de quem olha de frente pra ela. A outra porta era da sala do núcleo do PT. Tinha uma parede separando o ambiente. E a Mercearia era mesmo uma mercearia, pequenininha. 

Depois é que juntou os dois ambientes num só. 

Ah... a ideia de juntar os dois núcleos do PT dançou logo de cara  Esse núcleo era cheio de sociólogos muito discursivos. Falavam, falavam, falavam... O José Álvaro Moysés era um dos membros do grupo. Nós, do núcleo da rua João do Rio, ficamos nos contorcendo. 

Enfim, veio a primeira questão a ser votada. Um deles discursou quase meia hora para votar a favor. Foi arrotando detalhes da proposta, um por um, argumentando e argumentando. Ufa! Aí o segundo a votar concordou com ele. Bastava dizer "concordo com os argumentos dele e voto sim". Mas não! Foi concordando ponto por ponto, incorporando novos argumentos, até, meia hora depois, votar "sim". Aí veio o terceiro votante. Igual!

Não deu pra aguentar. Nós nos mandamos e nunca mais quisemos saber deles, mas o PT acabou se submetendo à Justiça Eleitoral e acabou com os núcleos, juntando tudo em diretórios regionais. Se quisesse, podia manter uma estrutura paralela, de núcleos...

Aí viramos todos membros do Diretório de Pinheiros. Cheio de burocratas desses, chatíssimos. Não dava pra aguentar. Parei com a militância regional, mas ativo no PT, até que senti que não era mais meu partido e me desfiliei, no fim de 1994. Mas continuei votando nele para cargos do Executivo e uns candidatos da esquerda do partido; até surgir o Psol.

*Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Fórum

 

Temas

PT