NOVA IGUAÇU

Marcos Vinicius, o herói que, segundo a polícia, tem todo o jeitão de “suspeito”

O auxiliar de logística que sempre sonhou ser bombeiro não pensou duas vezes ao saltar do ônibus e salvar uma família da enxurrada

Marcos Vinícius dá entrevista.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en OPINIÃO el

Marcos Vinicius de Souza Vasconcelos, de 20 anos, é o típico garoto brasileiro que a polícia costuma espancar, humilhar, prender e, muitas vezes, matar. Marcos Vinícius é pobre, negro, tem o cabelo “nevado” e mora na periferia de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense”. Marcos Vinícius tem, enfim, todos os requisitos de um “suspeito”, de acordo com os padrões policias vigentes.

Marcos Vinícius, no entanto, é um herói. Não fosse por ter salvado uma mulher e suas duas filhas gêmeas do meio de uma enxurrada, em uma cena cinematográfica na noite desta quarta-feira (21), que circulou o Brasil e o mundo, ele já seria um herói.

Marcos Vinícius é auxiliar de logística e, assim como milhões de outros brasileiros, acorda cedo, viaja algumas horas na ida e na volta ao trabalho, que cumpre diariamente para ajudar a sustentar a família.

Não bastasse ter salvado aquela família, Marcos Vinícius ainda chegou em casa e se deparou com tudo alagado, coisa que costuma acontecer todo começo de ano, segundo ele próprio:

"O armário da casa ficou aos pedaços. A geladeira recém-comprada e parcelada (que custou R$ 3 mil), ficou danificada com a água que entrou no motor. Meu pai vai ter que comprar tudo de novo. Não é a primeira vez que passamos por isso. Pelo contrário, já perdi as contas de quantas enchentes nossa família já enfrentou", lamentou.

Ele abriu uma vaquinha on-line para tentar ajudar a família e, até o momento, já arrecadou mais de R$ 17 mil.

Na manhã desta quinta-feira (22), em todas as entrevistas que concedeu, Marcos Vinícius contou que sempre sonhou em ser um bombeiro e salvar as pessoas. Que, quando estava no ônibus na volta do trabalho e viu aquela família dentro do carro sendo arrastada pela enxurrada, não pensou duas vezes e saltou. E só sossegou quando conseguiu retirá-las do veículo, momentos antes de o carro ser levado pela correnteza.

Amanhã, muito provavelmente, passada toda a confusão, Marcos Vinícius vai acordar cedinho novamente e tomar o ônibus de volta ao trabalho, como faz todos os dias, assim como fazem milhões de outros brasileiros.

E o olhar da polícia, que também conta com muitos heróis entre seus quadros, talvez se torne um tanto mais apurado ao perceber a expressão orgulhosa de Marcos Vinícius. Ele mesmo, aquele garoto que tem todo o jeitão de “suspeito”, sempre segundo a corporação, mas que é um herói.

Veja os vídeos do salvamento abaixo:

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar