OPINIÃO

A arma como projeto político, por Bolsonaro e seus seguidores – Por Walter Barretto Jr.

“Ele [Jesus Cristo] não comprou pistola porque não tinha naquela época”. Presidente Jair Bolsonaro, em reunião no Palácio do Planalto com religiosos.

Eleitor de Bolsonaro vota com arma de fogo em 2018.Créditos: Reprodução
Escrito en OPINIÃO el

A defesa da arma pelo presidente Jair Bolsonaro está ligada diretamente ao seu projeto político de poder. O argumento da defesa pessoal está em segundo plano de interesse para os que compõem o núcleo do poder.

Veja o que disse, de forma bem didática, no dia 08 de abril de 2022, o próprio presidente da República Jair Bolsonaro: “Nós facilitamos a compra de arma de fogo por parte do povo brasileiro. Nos últimos anos, temos dobrado a venda de armas de fogo no Brasil. Eu sempre digo a vocês: povo armado jamais será escravizado. Reagirá a qualquer ditador de plantão que queira roubar a liberdade do seu povo. Temos também ampliado e muito a quantidade de CACs [registro ativo de colecionadores, atiradores e caçadores] pelo Brasil, o colecionador e o atirador. Hoje ultrapassam 600 mil e eles podem comprar praticamente todo tipo de armamento. É um estoque, é uma reserva. É o nosso maior exército que nós temos, que é o povo brasileiro”.

No dia 20 de abril de 2022, André Porciúncula, que deixou o cargo de secretário nacional de Incentivo e Fomento à Cultura para se candidatar a deputado federal, disse o seguinte: “O discurso [pró-armas] precisa estar dentro de um viés imaginário, aí falo de algumas ações que fizemos na Secretaria de Cultura que foram muito importantes. [São] R$ 1,2 bilhão, estamos lançando agora, de linha audiovisual. Vocês podem usar para fazer documentários, filmes, webséries, podcasts. Para fazer a pauta do armamento ir para o imaginário. (...) Estamos lançando na Secretaria de Cultura dois megaeventos em que a princesa do evento é a arma de fogo. O presidente da República vai estar. Então pela primeira vez vou colocar dinheiro da Rouanet em um evento de arma de fogo, vai ser superbacana isso. (...) Trazer um evento em que a arma de fogo seja nossa miss na passarela e a gente mostre para a população outro olhar sobre a arma de fogo. E aí eu chamo os senhores a usar a Lei Rouanet, que é uma lei de incentivo tributário também, para que vocês que possuem contatos com empresários ou sejam empresários financiem eventos pró-arma com as leis de incentivo”.

No dia 12 de maio de 2022, o presidente Jair Bolsonaro defendeu que o ‘cidadão de bem’ deve usar a arma para proteger o país da ‘comunização’. Segue o delírio do presidente: “Somente os ditadores temem o povo armado. Eu quero que todo cidadão de bem possua sua arma de fogo para resistir, se for o caso, à tentação de um ditador de plantão. (...) Pior do que ameaça externa é a ameaça interna de comunização”.

A seguir mais frases sobre o tema, todas tendo como fonte o nosso livro ‘Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases’ (Geração Editorial, 2022). O PDF completo e gratuito do livro está disponível para você e seus amigos no final deste artigo.

22 de abril de 2014

“(...) E quero dizer que tenho um projeto que estende o porte de arma aos caminhoneiros em serviço, para lhes dar segurança por ocasião do seu trabalho Brasil afora.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

19 de fevereiro de 2016

“Se eu quiser entrar armado aqui, eu entro.” Deputado Jair Bolsonaro, para seguranças da FGV-RJ. Fonte: O Globo Época, por Rita Constantino, Valter Costa e Yuri Riras.

08 de março de 2017

“Parabéns a todas as mulheres do Brasil [pelo Dia da Mulher], porque eu defendo a posse de armas de fogo para todos, né? Inclusive vocês, obviamente, as mulheres. Nós temos de acabar com o mi-mi-mi. Acabar com essa história de feminicídio, que, daí, com arma na cintura, vai ter é homicídio, tá ok? Valeu, felicidades!” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Congresso em Foco, por Débora Álvares e Edson Sardinha.

1º de abril de 2017

“Pode ter certeza que se eu chegar lá [na presidência da República], no que depender de mim, todo mundo terá uma arma de fogo em casa.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, por Anna Satie.

30 de junho de 2017

“Sou capitão do Exército, minha especialidade é matar.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Zero Hora.

1º de novembro de 2017

“[O deputado Jair Bolsonaro] tem um caráter fascista. Muito preconceituoso. É muito fácil você ir para a televisão e dizer que vai matar bandido, é muito fácil, mas isso não é para um presidente da República. O presidente da República é uma pessoa que vai cuidar de gerar emprego e renda, que vai cuidar da saúde, vai cuidar da infraestrutura. Jair Bolsonaro não tem essa capacidade de fazer isso.” Deputado Ciro Nogueira, hoje ministro da Casa Civil. Fonte: Poder360.

21 de julho de 2018

“Chega de frescura, quando eu era criança brincava de arma o tempo todo. Nas favelas, tem gente de fuzil por todo o lado.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: O Globo, por Marco Grillo, Maiá Menezes e Thiago Prado.

18 de agosto de 2018

“Paulo fala: ‘venda suas capas e compre espadas’. Está na Bíblia. É que naquele tempo não tinha arma de fogo, senão com toda certeza seria ponto 50 e fuzil.” Jair Bolsonaro, candidato à presidência da República. Fonte: ÉPOCA.

1º de setembro de 2018

“Vamos fuzilar a petralhada aqui no Acre.” Jair Bolsonaro, candidato à presidência da República, em comício da companha eleitoral. Fonte: CartaCapital.

29 de outubro de 2018

“A arma de fogo, mais do que garantir a vida de uma pessoa, garante a liberdade de um povo.” Presidente eleito Jair Bolsonaro. Fonte: O Globo Época, por Rita Constantino, Valter Costa e Yuri Riras.

29 de dezembro de 2018

“Por decreto pretendemos garantir a posse de arma de fogo para o cidadão sem antecedentes criminais, bem como tornar seu registo definitivo.” Presidente eleito Jair Bolsonaro. Fonte: o próprio Twitter.

15 de janeiro de 2019

“Todo e qualquer cidadão e cidadã, em qualquer lugar do país, por conta desse dispositivo, tem o direito de ir até uma delegacia da Polícia Federal, levar os seus documentos, pedir autorização, adquirir a arma e poder ter a respectiva posse.” Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil, sobre o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. Fonte: GZH, por Mateus Ferraz e Silvana Pires.

22 de maio de 2019

“Criei quatro filhos com arma dentro de casa e meus filhos nunca foram lá porque eu ensinei para eles o que ela significa. A gente às vezes vê criança pequena botar o dedo dentro do liquidificador, ligar e perde o dedinho. Aí vamos proibir o liquidificador? Não. É uma questão de educação, é uma questão de orientação. No caso da arma é a mesma coisa.” General Augusto Heleno, ministro-chefe do GSI. Fonte: CartaCapital.

22 de abril de 2020

“É escancarar a questão do armamento aqui. Eu quero todo mundo armado! Que povo armado jamais será escravizado.” Presidente Jair Bolsonaro, em reunião ministerial. Fonte: Extra.

24 de dezembro de 2020

“O povo tem que estar armado porque a arma é a garantia de sua liberdade.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Poder360.

17 de março de 2021

“Lula vai ter problema.” José Sabatini, empresário, em vídeo postado em redes sociais, com uma camiseta do Brasil e a bandeira do país enrolada na cintura, com uma arma na mão e fazendo disparos. Fonte: G1, por Patrícia Teixeira.

27 de março de 2021

“Porque a hora que chegar o satanás [um possível fiscal da prefeitura] para fechar a igreja [por causa do isolamento social eventualmente decretado naquele local] você não pode respirar o ar do satanás para não adoecer. Então o satanás vai chegar. Vocês fechem as portas da igreja e todo mundo de balaclava. Tem que olhar o satanás armado. Tem um satanás armado? Esse imediatamente um irmão patriota bota fora de combate [simula um tiro na pessoa]. Aí um outro vai estar com uma lata de spray de pimenta na mão, tem que ter alguém com uma perna dessa de enxada ou um taco de basebol e bater aqui, de lado. (...) Um chicote para botar o satanás para correr. Deem uma cossa de chicote no satanás.” Roberto Jefferson. Fonte: YouTube e O Globo.

17 de junho de 2021

“Eu não consigo dormir, apesar de uma segurança enorme aqui no [Palácio do] Alvorada, sem ter uma arma do meu lado.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Correio Braziliense, por Ingrid Soares.

27 de agosto de 2021

“Tem que todo mundo comprar fuzil, pô. Povo armado jamais será escravizado. Eu sei que custa caro. Daí tem um idiota que diz: ‘Ah, tem que comprar feijão’. Cara, se não quer comprar fuzil, não enche o saco de quem quer comprar.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Metrópoles, por Flávia Said.

30 de agosto de 2021

“Está comprando fuzil hem? Homem armado jamais será escravizado. Ihu!” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Reinaldo Azevedo, no Twitter.

30 de setembro de 2021

“Eu estou com quase 70 anos. Quando era moleque, eu brincava com isso, com arma, com flecha, com estilingue. Assim foi criada a minha geração. E crescemos homens, fortes, sadios e respeitadores. Então meu cumprimento aos pais desse garoto.” Presidente Jair Bolsonaro, com uma criança que estava com uma arma de brinquedo. Fonte: O Antagonista.

13 de outubro de 2021

“Respeito a opinião de qualquer um aqui que seja a favor e contra a arma de fogo, mas o que acontecia no Brasil é que somente os marginais e bandidos tinham armas de fogo. Não pude alterar a lei como queria, mas alteramos decretos e portarias de modo que a arma de fogo passou a ser realidade entre nós.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL.

08 de dezembro de 2021

“Hoje, oito de dezembro, comemoramos o Dia Nacional da Família. Sou muito grato a Deus pela minha família e tento retribuir esta benção lutando pelos valores tradicionais das famílias brasileiras. Contem comigo sempre!” Deputado Eduardo Bolsonaro, em foto com esposa e a filha no colo, com uma arma aparecendo na cintura. Fonte: no próprio Twitter.

27 de março de 2022

“Geralmente as ditaduras começam dentro do Executivo. Eu nunca vi o legislativo dar golpe, o Judiciário dar o golpe. E primeiro se desarma a população de bem. O nosso governo age na contramão disso.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: G1, por Guilherme Mazui e Alexandro Martello.

30 de março de 2022

“Temos um dos presidentes mais democratas da história do Brasil. Um presidente que, inclusive, deu o direito ao seu povo a ter a posse de uma arma de fogo. Chega de só bandido estar armado e defendido por governos. Quem tem que estar armado são os homens e mulheres de segurança pública e homens e mulheres do povo de bem do nosso Brasil. Povo armado jamais será escravizado.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Metrópoles, por Flávia Said.

25 de abril de 2022

“Com medo de expor minha arma de fogo publicamente no balcão [do check-in da empresa aérea, no aeroporto de Brasília] tentei desmuniciá-la dentro da pasta, ocasião em que ocorreu o disparo acidental.” Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação, em depoimento à PF. Fonte: Folha, por Fabio Serapião.

16 de maio de 2022

“Também fomos para a questão do armamento, que eu entendo que é segurança pessoal. Eu não durmo sem uma arma do meu lado mesmo eu tendo mais de 100 seguranças no [Palácio da] Alvorada. A arma de fogo é questão de segurança nacional. Povo armado jamais será escravizado.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Sul.

17 de maio de 2022

“Nós defendemos o armamento para o cidadão de bem, porque entendemos que a arma de fogo, além de uma segurança pessoal para as famílias, ela também é a segurança para a nossa soberania nacional e a garantia de que a nossa democracia será preservada, não interessa os meios que porventura um dia tenhamos que usar. A nossa democracia e a nossa liberdade são inegociáveis.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Antagonista.

27 de maio de 2022

“A existência do mal em nosso mundo não é motivo para desarmar cidadãos que cumprem a lei. A existência do mal é uma das melhores razões para armar cidadãos cumpridores da lei. As várias políticas de controle de armas promovidas pela esquerda não teriam feito nada para evitar o horror que ocorreu [jovem de 18 anos que adquiriu legalmente um fuzil AR-15 e assassinou 21 pessoas numa escola nos Estados Unidos]. Absolutamente nada. (...) Como diz o velho ditado, a única maneira de parar um bandido com uma arma é um cara bom com uma arma.” Donaldo Trump, ex-presidente dos Estados Unidos. Fonte: O Globo, por Filipe Barini.

27 de maio de 2022

“Estamos muito orgulhosos disso [sorteio da arma] porque nossa igreja está se mudando para um novo local e nós comunicamos aos amigos para que eles pudessem nos ajudar com algum tipo de oferta ou alguma coisa que eles tivessem que pudéssemos vender (…). Foi aí que um amigo querido que é colecionador de armas sugeriu a possibilidade de doar uma espingarda calibre 12 e para estarmos sorteando e obviamente que nós aceitamos essa oferta. (...) Muitas pessoas não conseguem compreender essa mentalidade. Nós respeitamos os pensamentos contrários. Não temos problema com isso porque o armamento é para o cidadão de bem. Nós incentivamos a todo homem de bem que tenha uma arma para defesa da sua família.” Pastor Dinho Souza, da igreja evangélica Povo da Cruz. Fonte: Pragmatismo.

03 de junho de 2022

“Com meu governo, a posse e o porte de arma de fogo começaram a ser realidade. Todas as ditaduras começaram com campanhas de desarmamento do povo, assim foi no Chile. Nesta semana, o Canadá começou uma campanha. Mas a arma de fogo é garantia de sobrevivência das famílias, é uma questão de segurança nacional. Povo armado jamais será escravizado.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Correio do Povo.

15 de junho de 2022

“Ele [Jesus Cristo] não comprou pistola porque não tinha naquela época”. Presidente Jair Bolsonaro, em reunião no Palácio do Planalto com religiosos. Fonte: Valor Investe, por Matheus Schuch e Fabio Murakawa.

Baixe gratuitamente o livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases