PARIS 2024

Mulheres no pódio: 10 das 7 medalhas olímpicas conquistadas por elas

Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, faz balanço a primeira semana do Time Brasil nas Olimpíadas, e a força feminina na competição

Créditos: Reprodução X Cida Barbosa - Mulheres dominam o pódio olímpico brasileiro
Escrito en MULHER el

As vitórias do Brasil nestas Olimpíadas de Paris 2024 têm gênero e etnia: mulheres negras. Depois de uma semana olímpica , das 10 medalhas conquistadas pelo Brasil, 7 são exclusivamente de mulheres. O único ouro até agora foi conquistado por uma mulher negra, a judoca Beatriz Souza.

Quem lidera o ranking com o maior número de medalhas também é uma mulher negra, a ginasta Rebeca Andrade. Ela se tornou a primeira mulher a conquistar cinco medalhas olímpicas.

A ministra das Mulheres Cida Gonçalves, fez um balanço desta semana olímpica e destacou a performance das mulheres no X, antigo Twitter.

"Sem contar nossas poderosas do futebol, que pela primeira vez na história venceram a França e foram para a semi-final (detalhe: sem Marta em campo).

Cida destacou que, pela primeira vez na história, o Time Brasil foi para os Jogos Olímpicos com maioria de mulheres (55%) - 87% dos(as) competidores(as) em Paris, medalhistas ou não, têm apoio do Bolsa Atleta.

Bolsa Atleta nas Olimpíadas

O Time Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024, com 277 atletas de 39 modalidades, tem 247 atletas no programa Bolsa Atleta, concedido pelo Ministério do Esporte, o que representa 89,17% dos esportistas brasileiros.

A lista inclui nomes como Rebeca Andrade, da ginástica; Rayssa Leal, do skate; a judoca Rafaela Silva; Abner Teixeira, do boxe; Ana Marcela Cunha, da natação em águas abertas; Marta, do futebol; e Beatriz Haddad, do tênis. Todos eles estão entre os esportistas que recebem o benefício do Governo Lula.

Outro destaque da delegação é a quantidade de mulheres na lista: 153. Elas representam 55% do total dos convocados. De acordo com o COB, o maior número de vagas em esportes coletivos foi determinante para que as mulheres fossem maioria no Time Brasil.

Elas obtiveram vagas no futebol, vôlei, handebol e rúgbi, enquanto os homens carimbaram seus lugares no vôlei e no basquete. Ao longo da competição o número de atletas pode sofrer pequenas alterações pela realocação de vagas para brasileiros ou por conta de lesão comprovada.

O Time Brasil compete em 39 modalidades: águas abertas, atletismo, badminton, basquete (masculino), boxe, canoagem slalom, canoagem velocidade, ciclismo BMX Racing, ciclismo BMX Freestyle, ciclismo estrada, ciclismo mountain bike, esgrima, futebol (feminino), ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica trampolim, handebol (feminino), hipismo adestramento, hipismo CCE, hipismo saltos, judô, levantamento de pesos, natação, pentatlo moderno, remo, rúgbi (feminino), saltos ornamentais, skate, surfe, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela, vôlei, vôlei de praia e wrestling.