Maira Gomez ficou surpresa ao tomar conhecimento de que se tornou a primeira indígena brasileira a ser homenageada com uma Barbie.
A boneca mais famosa do mundo completa 65 anos neste sábado (9) e celebra personalidades femininas com suas próprias bonecas no projeto “Mulheres Inspiradoras”.
Te podría interesar
Da etnia Tatuyo, Maira é influenciadora e soma mais de 6 milhões de seguidores no TikTok. Sua Barbie recebeu a pintura e as roupas de sua comunidade.
“É uma grande representatividade que a gente, o povo indígena, está tendo e é uma grande conquista”, declarou, em entrevista à CNN Brasil.
Te podría interesar
“Você ter uma boneca com a sua semelhança, suas características, seus trajes… mostra que você não pode desistir nunca dos seus sonhos. Porque eu sonhava e não acreditava que isso seria possível. E hoje estou aqui, do lado dela”, relatou.
“Eu fico sem palavras para falar o que eu tô sentindo, mas é uma alegria imensa. É uma grande oportunidade de visibilidade dos povos indígenas e das mulheres indígenas”, destacou Maira.
“As meninas acabam aprendendo a não deixar de acreditar e dar a volta por cima”, disse, se referindo à importância da representatividade para as meninas indígenas.
A etnia Tatuyo se concentra na região do Alto Rio Negro, no Amazonas. A pintura que Maira e a Barbie levam no rosto significa proteção.
As roupas, por sua vez, são confeccionadas com objetos da natureza. “Tudo é uma proteção e todos os trajes assim são sagrados, tem determinado momento que você utiliza e faz as pinturas”, explicou ela.
Nas redes sociais, Maira é conhecida por cunhã-poranga, que significa “a mulher mais bela”.
Outras homenageadas
Além de Maira, outras mulheres foram homenageadas no projeto “Mulheres Inspiradoras”: Viola Davis (atriz e ativista dos Estados Unidos), Lila Avilés (diretora, produtora e roteirista do México), Helen Mirren (atriz renomada do Reino Unido), Shania Twain (cantora do Canadá), Nicole Fujita (modelo do Japão), Enissa Amani (comediante e ativista da Alemanha) e Kylie Minogue (estrela pop da Austrália).
A divulgação feita pela Mattel relatou que as homenageadas são mulheres que “quebraram barreiras e são fontes de inspiração para as futuras gerações, com o objetivo de lembrar às meninas que elas podem ser o que quiserem”.