Mariana Rocha Assis, uma surfista portuguesa de 26 anos, está sendo chantageada desde 17 de novembro. Neste dia, ela recebeu, em seu celular, imagens produzidas por Inteligência Artificial (IA), em que ela aparece nua.
“Tenho passado por um inferno emocional ultimamente e gostaria de partilhar a minha história, pois acredito que há mais vítimas como eu a sofrer com esse novo tipo de assédio”, disse Mariana, vítima de “DeepNude”, como ela mesma definiu. A surfista relatou que as imagens “parecem reais”, apesar de que apenas o rosto é seu.
Te podría interesar
“Essa pessoa em questão disse-me para lhe pagar um total de cinco mil [euros, equivalente a R$ 26 mil], e que eu tinha até hoje para lhe mandar, mas não mandei. Ele disse-me que vão enviar para a minha família, amigos, patrocinadores e clientes do hotel”, destacou.
“Fala-se muito sobre como as coisas evoluíram. Hoje, eu vi o lado negro desse mundo assustador. Perdi muito dinheiro, vou ter fotos minhas a circular online. E o mais assustador é que está a acontecer com muita gente. Por isso, cuidado”, alertou Mariana.
Te podría interesar
Ela também disse que os “hackers estão a destruir vidas [e] sonhos. O meu ainda está vivo, aos poucos estou a chegar lá. Por mais que eu acredite que a Inteligência Artificial tem os seus pontos bons, é assustador para onde estamos a ir”, desabafou a campeã mundial de surfskate, em 2017.
Atleta já foi esfaqueada ao resistir à tentativa de estupro
Mariana já foi alvo de outro tipo de violência. Quando tinha 21 anos, em 2018, ela sofreu uma tentativa de estupro e acabou sendo esfaqueada. A surfista andava sozinha pelas ruas da região do Estoril, em Portugal, quando foi abordada por um homem, que tentou abusá-la sexualmente.
Ela reagiu, deu uma joelhada nos testículos do homem, mas acabou levando uma facada no abdômen. “Ia para casa sozinha de noite quando um homem tentou me estuprar. Não conseguiu. Tive o sangue frio de dar-lhe uma joelhada nos testículos e depois ele esfaqueou-me na barriga”, escreveu na época.
“Tenho muito respeito pelas mulheres que não conseguem reagir como eu e são violadas por estes loucos que andam à solta e deviam estar no inferno. Graças a Deus, estou viva”, completou.